As eleições presidenciais ocorrem só em outubro de 2022, mas, desde já, a corrida para chegar à chefia do Executivo brasileiro está acelerada. É nesse clima que a NSC continua a rodada de entrevistas com os presidenciáveis. Depois de entrevistar João Doria (PSDB), Lula (PT) e Mandetta (DEM), agora é a vez de Eduardo Leite (PSDB), atual governador do Rio Grande de Sul.
Continua depois da publicidade
Eduardo Leite nega ter feito campanha a Bolsonaro e critica presidente
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A entrevista estava marcada para segunda-feira (23) e precisou ser adiada pelo presidenciável para esta quarta-feira (25), às 10h, devido a um encontro com outros 23 governadores para debater, entre outros assuntos, a defesa da democracia.
A transmissão ao vivo foi feita pelo Youtube do NSC Total e da CBN Diário, e pelo Facebook do Diário Catarinense. Também foi possível ouvir no 740 AM e no 91.3 FM na Grande Florianópolis a partir das 10h desta quarta. A entrevista é comandada pelos colunistas do NSC Total, Dagmara Spautz e Ânderson Silva, e pela jornalista da NSC TV e CBN Diário, Eveline Poncio.
Continua depois da publicidade
Assista à entrevista de Eduardo Leite
Eduardo Leite, do PSDB, tem 36 anos, é bacherel em direito e fez mestrado em Gestão e Políticas Públicas. O governador do RS começou a carreira política trabalhando com os prefeitos de Pelotas, Bernardo de Souza (PMDB) e Fetter Júnior (PP). Em 2008, foi vereador da cidade e, em 2012, com 27 anos, chegou ao cargo de prefeito.
Em 2018, o político derrotou Ivo Sartori nas eleições para governador do RS e assumiu o Executivo do estado gaúcho com 33 anos. Durante o segundo turno, o tucano declarou seu voto a Jair Bolsonaro, mas em 2021 disse que cometeu um erro. Leite é o primeiro governador do Brasil assumidamente homossexual.
Faltam 14 meses para o primeiro turno das eleições de 2022. Habitualmente, os candidatos são definidos no começo do ano eleitoral. Em abril, é a data limite para a filiação partidária e em agosto é o prazo máximo para a seleção dos candidatos e início da campanha eleitoral.
> A mais de um ano das eleições, as opções estão sobre a mesa
A rodada de entrevistas do Diário Catarinense e da CBN DIário com os presidenciáveis já abrangeu João Doria, Lula, Mandetta e, agora, Eduardo Leite. A NSC tentará conversar com todos os pré-canditados à presidência em 2022, inclusive, com o atual presidente Jair Bolsonaro.
Continua depois da publicidade
Leia também
Grande Florianópolis ganha mais 28 horários de ônibus