A banda Dbregas, com 11 anos de estrada e que mistura música, drama e performance, está promovendo um evento beneficente no Teatro do CIC no dia 14 de novembro. O objetivo é angariar fundos para ajudar a manter a escola de música gratuita para crianças e adolescentes, mantida pela Associação de Santo Amaro, e que conta atualmente com 110 alunos. A Dbregas convidou a Banda Filarmônica Santoamarense para uma parceira no palco na construção do espetáculo "Brasil, mostra a tua cara!", uma viagem cômica e irreverente pela cultura popular do país, cantada em cinco atos, buscando abranger a grande diversidade cultural das diferentes regiões brasileiras.
Continua depois da publicidade
A proposta desse encontro entre o clássico e o popular é cobrir as cinco regiões do país a fim de mapear algumas singularidades e pontos de conexão entre as diversas expressões da cultura em toda a sua complexidade. Isso significa ampliar o leque estético e voltar o ouvido não apenas para a música que já é artisticamente valorizada, como a MPB, mas também para aquela advinda da cultura de massa, cujo impacto no imaginário popular é inegável.
Leia também: Escola Bolshoi realiza última apresentação da temporada 2019 em novembro, em Joinville
Em seus 11 anos de história, a Dbregas vem dividindo suas apresentações entre bares, festas e teatros, contando com um público cativo que acompanha as performances irreverentes do grupo e se identifica com a proposta de resgatar verdadeiros hinos da música popular de grande sucesso, porém, pouco tocados na noite local. As canções são apresentadas em versões cheias de personalidade e dramaticidade pelas cômicas figuras que compõem a banda: a elegante diva do subúrbio Brigitaylor, a tresloucada manicure Suzete Valdirene, o enigmático napolitano Don Panetone, o dançante e alegre Mr. Meme, o coach motivacional libanês, Halala Habib, e o patrão 171 Carlinhos Montanha.
A Banda Filarmônica Santoamarense, por sua vez, tem um vasto currículo construído em seus recém-completos 75 anos de história, contando com apresentações por todo o Estado e também fora de SC. A banda, que conta atualmente com mais de 60 músicos, faz parte da Associação Musical e Cultural de Santo Amaro, organização civil sem fins lucrativos responsável também pela Escola de Música Maestro Luiz Fernando da Costa, gratuita e direcionada às crianças com idade mínima de sete anos, que propicia o empréstimo de todos os instrumentos musicais necessários à aprendizagem. O curso é ministrado por maestros e professores habilitados profissionalmente e já formou mais de mil músicos em toda a região.
Continua depois da publicidade
A participação das crianças e jovens na banda de música, além de contribuir na formação e aprimoramento da disciplina, responsabilidade, respeito e liderança pessoais, também permite ampliar o pertencimento social, melhorar a autoestima e a integração entre os seus integrantes, contribuindo dessa forma para uma sociedade mais justa, além de propiciar aos músicos engrandecimento profissional, musical e cultural.
Visando contribuir para a continuidade desse projeto ímpar, a Dbregas convidou o grupo do município vizinho para essa parceria, contando também com o apoio e a sensibilidade de seus seguidores, amigos, sociedade e de todos os amantes da música para fazer uma noite especial. Ao final do evento, 50% de toda a renda obtida será doada à Associação de Santo Amaro para manter os projetos sociais da filarmônica.
Serviço
Brasil, mostra a tua cara! – com Dbregas e Banda Filarmônica Santo Amaro
Quando: 14/11, às 21h
Onde: Teatro Ademir Rosa – CIC • Florianópolis, SC
Classificação indicativa: Livre
Valor dos ingressos: R$ 50 inteira; R$ 25 meia-entrada (estudantes, idosos, pessoas com deficiência, menores de 18 anos, doadores regulares de sangue, professores e jovens carentes).
Continua depois da publicidade
Venda nas bilheterias dos teatros e no site Blueticket. Ingressos não numerados.