Vários grandes grupos vão reunir seus recursos para ajudar a solucionar a crise migratória que atinge especialmente a Europa, diante da falência das autoridades e das ONGs, anunciou nesta terça-feira a Tent Foundation, responsável pelo projeto.

Continua depois da publicidade

“A Airbnb, a Ikea, o Linkedin, a MasterCard e a UPS fazem parte dos membros iniciais dessa iniciativa, que inclui grandes empresas de âmbito mundial, que dedicarão seus recursos para administrar e solucionar a crise dos migrantes”, afirmou o comunicado da Tent Foundation.

A iniciativa é dirigida pelo presidente de un importante grupo de iogurtes, Hamdi Ulukaya, fundador da marca Chobani.

“Queremos dar esperança e oportunidades a mais de 60 milhões de refugiados no mundo, isso não pode vir somente de governos e ONGs”, declarou Ulukaya, citado no comunicado.

“As empresas e os inovadores têm um papel crucial a desempenhar”, acrescentou Ulukaya, um curdo da Turquia que chegou aos Estados Unidos em 1994 para estudar, antes de fundar sua empresa.

Continua depois da publicidade

“A crise dos refugiados não é somente inédita por sua magnitude, é também um desafio humanitário em constante evolução, com consequências importantes para os refugiados, para os que acolhem e para a comunidade internacional”, explica Tent.

Segundo a Organização internacional de migrações (OIM) mais de um milhão de migrantes entraram na União Europeia em 2015, provocando uma grave crise migratória.

Essa crise migratória será um dos temas mais importantes do Fórum Econômico Mundial de Davos, que começa nesta semana, e que contará com a presença de cerca de 2.500 empresários do mundo todo e várias dezenas de chefes de Estado e de governo.

fz/boc/spi/jh/me/mb/cc/mvv