A cultura manezinha, suas bruxas e seus personagens mágicos serão levados no dia 25 de fevereiro para a passarela Nego Quirido pela escola de samba Dascuia, agremiação do Morro do Céu. A nossa representante verde e rosa levará cerca de 1,6 mil pessoas para fazer a festa na avenida.
Continua depois da publicidade
Tradicionalmente familiar, a Dascuia desfilará pela terceira vez pelo Grupo Especial e está em ritmo acelerado em seu pavilhão. Família, amigos, componentes: todos juntos confeccionando as fantasias e deixando tudo tinindo para a avenida. O grupo também está driblando a crise financeira e reutilizando muitos materiais e roupas do ano passado. Mesmo assim, sairá com três carros alegóricos e 23 alas. Estão confiantes.
— Tem bastante gente trabalhando pela Dascuia. Será um espetáculo — avisa o presidente do pavilhão, Altamiro José dos Anjos Júnior.
O samba-enredo, contou Altamiro, sempre traz uma conotação regional. Ano passado falaram sobre os vinhos de Santa Catarina, este ano a homenageada será a Ilha. A música também dá aquela cutucada no manezinho que não valoriza a sua própria cultura.
Continua depois da publicidade
Dos “sujos” para a profissionalização

A Dascuia também é uma agremiação relativamente nova. Surgiu a partir da ideia e da vontade de fazer festa da família de Altamiro José dos Anjos, o seu Dascuia, do Morro do Céu. Ele já foi da escola Os Protegidos da Princesa e Embaixada Copa Lord.
Em 2004, saíram pela primeira vez como bloco de sujos. Foram em torno de 100 pessoas da família e amigos para as ruas do entorno da Praça XV de Novembro, no Centro da Capital. Em 2006, tamanho o sucesso que o bloco fez, o grupo foi convidado a desfilar na Nego Quirido — como bloco — com mais de 500 pessoas.
— A cada ano a gente estava crescendo mais, mais pessoas queriam desfilar no bloco e resolvemos então que era hora de virar escola de samba — contou o presidente da agremiação e filho do seu Dascuia.
Continua depois da publicidade
Em 2011, criaram estatuto e formalizaram a denominação de escola de samba. Como o fundador era apaixonado pela escola Mangueira, do Rio de Janeiro, e ainda não havia um pavilhão com as cores verde e rosa, a Dascuia assumiu essa dupla de cores — que dá sorte, viu?
Desfilou em 2012 pelo Grupo de Acesso, sendo a vice-campeã. Como em 2013 não teve desfile, em 2014, levantou a taça de vitoriosa do Acesso e em 2015, desfilou pela primeira vez no Grupo Especial. Este ano, Dascuia está de lá de novo e com sede de vitória!
Conheça a candidata à Musa da Hora pela Dascuia
Veja quem é o candidato ao Muso da Hora pela Dascuia
Quer desfilar pela Dascuia?
Quer desfilar pela verde e rosa em Floripa? As fantasias estão sendo vendidas na sede da agremiação, que fica na Rua São Joaquim, no Morro do Céu, e as informações podem ser adquiridas com a Silvana, no telefone (48) 99654-3917.
Continua depois da publicidade
Samba-enredo
O Preço da Ilusão – Um enigma da ilha das bruxas
Compositores: Juninho Zuação/ Ph/ Leandrinho LV/ Nando do Cavaco/ Xandinho/ Thiago Tarlher/ André Filosofia/ Vinydacor/ Diley Machado Cenário de pura fantasia
Encanto que baila do ar
Lendas, mistérios, magias
O enigma vai se revelar
Viajo ao passado para reviver
Uma ideia inusitada em nossa ilha a florescer
Na mente do escritor, personagens geniais
Se tornaram imortais
Cerca a produção, um clima de euforia
Modificando o dia a dia
Exalando no salão de beleza
É noite de festa, vem brindar
Ansiedade acabou, o filme enfim
Começou:
“É de arrepiar”
Porém… nem tudo são flores
Ouve-se rumores: “Fora de Cartaz”
Perdeu-se na história, mas retorna triunfal
Salim sentiu o sabor da glória afinal
Nos sete minutos finais, o sonho se refaz
O tempo passou…Ficando uma vaga lembrança,
No peito a esperança
Dessa arte quase nada restou
É bruxaria, será que foi a dona do lugar?
Minha Senhora, peço licença,
Alumia:
Deixa minha escola passar!
Em verde e rosa lá vem a nação…
Dascuia
Contagiando o povão, ninguém te segura
O Chão vai tremer, quanta emoção!
Vem ver “o preço da ilusão”.
Confira mais fotos do ensaio da Dascuia:
Conheça os candidatos a Musa e Muso da Hora no Carnaval 2017
Leia todas as notícias sobre o Carnaval de Florianópolis
Lira Tênis Clube realizará seis festas de Carnaval e está com inscrições abertas para o “Passistas de Ouro”