Ganhar uma luta de MMA é algo que Maurício ¿Bad Boy¿ Machado, 28 anos, vai tentar fazer hoje no Absolute Championship Berkut, na Rússia. Mas bem antes disso ele venceu outra batalha: a da sobrevivência.
Continua depois da publicidade
Nascido na comunidade Chico Mendes, em Florianópolis, o lutador enfrentou as ruas, onde morou, as drogas, como usuário, trabalhou de engraxate e foi preso, sendo interno do Centro Educacional São Lucas. Essa guerra, que teve ainda a criação da avó porque a mãe não tinha como sustentar o garoto, resulta em um grande orgulho por ter conseguido dar a volta por cima.
Alexandre Cidade faz sua estreia internacional em evento na Chechênia
Nesta sexta-feira a partir das 11h, na cidade de Roston, na Rússia, Maurício vai encarar o gigante Sergey Khandozhko, 20 centímetros mais alto. Ela vai para vencer, mas o saldo da vida é mais positivo que o cartel de 14 vitórias, sendo oito em sequência, e oito derrotas.
Continua depois da publicidade
– Independente se vou ganhar ou perder, pra mim já é uma grande conquista. Eu tô na Rússia, na Europa, representando as comunidades. O sonho é possível, até no lixão nasce flor. O neguinho do gueto, magrinho, sequinho, hoje vai lutar no quinto maior evento de MMA do mundo – conta.
O começo da carreira, ainda em Florianópolis, foi difícil. Um amigo, Rodrigo Costa, o levava para treinar jiu-jitsu. E as primeiras lutas, sem experiência, não foram boas e nem deram lucro.
– Comecei perdendo, sempre pegando as buchas em cima da hora. Lutava por R$ 100 ou R$ 50 porque era a única oportunidade que aparecia pra mim – revela.
Continua depois da publicidade
E a volta por cima aconteceu em Curitiba. Na capital do Paraná, Maurício retomou aos treinos, após muitas derrotas, e encontrou apoio em Murilo Ninja, irmão de Maurício Shogun e um dos grandes nomes do Pride, que agora é seu mestre.
– Eu me achei aqui e as coisas se abriram. Eu nunca imaginei que ia chegar no quinto maior evento do mundo. Achei que ia lutar só aqui, que não ia passar disso – diz Maurício, representante da Shogun Team, casado e pai de uma menina que vai fazer um aninho.
Mesmo morando fora da Chico Mendes, Maurício visita a comunidade e mantém o sonho de ajudar as crianças, oferecendo uma oportunidade de escolher por um caminho que não seja o errado.
Continua depois da publicidade
– O meu sonho é conseguir montar um projeto social, sei da importância deles para a minha vida e quero retribuir.