A Maserati completou 110 anos de história em dezembro passado e sempre se destacou na criação de automóveis icônicos e de competição. 

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Embora seja difícil selecionar os melhores, confira abaixo a lista dos dez modelos mais relevantes da marca italiana do tridente. 

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Tipo 26: lançado em 1926, foi o primeiro carro de competição com o logotipo Maserati, alcançando vitórias em provas importantes. Equipado com motor de 8 cilindros em linha de 1,5 litro rendia 128 cv e pesava menos de 800 quilos. 

A6: o nome era uma abreviação de “Alfieri, 6 cilindros” como a primeira série de automóveis de passeio, com o A6 1500 Gran Turismo, de 1947desenhado por PininFarina, e com motor de 6 cilindros em linha 1.5 de 65 cv. Até ao final da sua produção, em 1956, inúmeras versões Gran Turismo, de dois e quatro lugares, conversíveis, cupês e de competição haviam sido criadas.

250F: modelo de corrida equipado com motor de 6 cilindros em linhas, 2,5 litros e 300 cv, foi pilotado por Juan Manuel Fangio e Stirling Moss e obteve 12 vitórias na Fórmula 1, consolidando-se como um monoposto lendário.

3500 GT: lançado em 1957, com motor de 6 cilindros em linha de 3,5 litros e 220 cv, encantou as estrelas de cinema e consolidou o legado da Maserati como marca de automóveis esportivos. Em 1959, foi lançada uma versão conversível desenhada por Alfredo Vignale, e em 1960, se tornou o primeiro automóvel de produção italiano com injeção eletrônica na versão 3500 GTI. 

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Quattroporte: a Maserati inovou em 1963, ao criar este automóvel de luxo de quatro portas, unindo sua experiência em esportivos. O modelo tornou-se essencial para a marca, com seis gerações até hoje, incluindo memoráveis versões como o Quattroporte Royale e a atualização do início dos anos 2000, que combina conforto e desempenho impressionante.

Ghibli: em 1966, a Maserati apresentou o Ghibli no Salão Automóvel de Turim, considerado um dos automóveis mais belos. Com design de Giorgetto Giugiaro e motor V8 4.7 de 330 cv. O nome foi reintroduzido nos anos 1990 e na sua terceira geração, de 2013, trouxe elegância ao segmento de sedãs esportivos, com opções de motor V6 e V8 biturbo.

3200 GT: lançado em 1998, tinha design inovador, motor V8 biturbo 3.2 de 370 cv e destacava-se pelas lanternas em LED em forma de boomerang. A produção do 3200 GT durou até 2002, quando foi sucedido pelo Maserati Coupé, que aumentou o motor para 4,2 litros, introduzindo versões de até 400 cv.

MC12: voltado para competições FIA GT1, venceu o campeonato todos os anos até 2009. Foram feitas duas versões de passeio, em 2004 e 2005, com motor V12 6.0 de 630 cv, num total de 50 unidades produzidas. O design inusitado com linhas alongadas, sem janela traseira e com um interior focado na performance chamava a atenção. 

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GranTurismo: lançado em 2007, combinava performance e conforto, seguido por uma nova geração em 2023 com motores a gasolina e uma versão elétrica, o GranTurismo Folgore, com 761 cv. 

Grecale: lançado em 2022, diversificou a gama SUV com versões luxuosas a gasolina híbrido-leve com motor de 330 cv e V6 de 530 cv. Tem ainda a totalmente elétrica Grecale Folgore, com motor de 557 cv e capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos.

Por Lucia Camargo Nunes da @viadigitalmotorsoficial

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