Dark é a melhor série da Netflix – pelo menos foi o que indicou uma votação junto ao público organizada pelo site Rotten Tomatoes, um dos maiores agregadores da crítica de cinema e televisão. O objetivo era eleger a melhor produção original da plataforma de streaming: mais de 60 seriados foram pareados dois a dois, e cada etapa eliminava um deles.
Continua depois da publicidade
Para ficar em primeiro lugar, Dark derrotou outros títulos extremamente populares, como Stranger Things, The Crown, Peaky Blinders e Mindhunter. Black Mirror foi quem enfrentou Dark na final, mas a série vencedora levou 80% dos votos (Black Mirror havia derrotado Stranger Things na semifinal, com 64% dos votos). O Rotten Tomatoes chegou a escrever que, pelo impacto cultural de Black Mirror, os críticos haviam imaginado que o seriado distópico seria um desafio maior para Dark.
A final contou com 110 mil votos. Ao longo da votação, 2,5 milhões de opiniões foram computadas.

Primeira série alemã original da Netflix, Dark estreou em dezembro de 2017, e já teve duas temporadas divulgadas até agora – a terceira e última estreia no dia 27 de junho. O sucesso da produção se deve principalmente à complexidade da trama, que inclusive rende memes na internet. Misturando drama, suspense e ficção científica, a narrativa aborda viagens no tempo e, possivelmente, realidades paralelas. A história se passa em 2019, mas se expande para incluir e interligar acontecimentos passados em 1986, 1953 e 1921, e inclusive no futuro, em 2053.
Continua depois da publicidade