O provisório virou permanente. Algumas rodovias do Oeste atingidas por deslizamentos ainda em maio e junho de 2014 aguardam por uma solução definitiva desde então. Entre elas estão a SC-283, entre Chapecó e Concórdia, e a SC-155, entre Xanxerê e Itá.
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Transitando pela SC-283 neste final de semana, entre Chapecó e Concórdia, constatei que a situação só piora. Nos trechos que deslizaram em 2014 os motoristas continuam utilizando os desvios por trechos de terra, cheio de buracos, que podem provocar acidentes.
Para agravar a situação, um novo deslizamento, no km 60 da SC-283, ocorrido nas enxurradas de julho de 2015, deixou o trecho em meia pista desde então. Ao chegar no local, entre Arvoredo e Seara, o motorista vê uma sinalização precária e é obrigado a parar pois se depara com um monte de terra numa das faixas. Sobra só uma faixa e não há acostamento.
À noite a situação só piora. Os moradores da região até conhecem a rodovia. Mas alguém que não conhece o local corre sério risco de sofrer um acidente. Há ações judiciais cobrando do Estado uma solução para a rodovia.
Deinfra abre licitação na quinta-feira
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Conversei com o superintendente regional do Deinfra na região Oeste, Élio Godoy, e ele informou que, no dia 26 de novembro, serão abertas as propostas da licitação para recuperar 22 trechos danificados em 2014.
Entre eles estão três pontos da SC-283, entre Chapecó e Concórdia, dois em Itá, um na SC-154 e outro na SC-155, além de três pontos entre Seara e Xanxerê, na SC-155. Godoy disse que o Governo do Estado pediu os recursos em 2014 mas o governo federal liberou R$ 7,5 milhões somente neste ano.
Licitação será para casos mais antigos
O único problema é que a licitação não contempla os deslizamentos recentes, como o da SC-283 entre Arvoredo e Seara, outro da SC-155 próximo ao trevo de acesso a Xavantina e outro na SC-155 na saída de Seara para Itá.
Godoy disse que a direção do Deinfra deve se reunir nos próximos dias para buscar uma solução para recuperar também estes locais.
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