A construção de uma nova ponte na fronteira da Argentina com o Brasil, no rio Peperi-Guaçu, entre São Pedro-ARG e Paraíso, em Santa Catarina, é prioridade do governo argentino. A informação foi dada pelo cônsul da República Argentina em Florianópolis, Gustavo Coppa, durante reunião da Semana Argentina no Oeste Catarinense, em Chapecó.
Continua depois da publicidade
– Quando estive em Buenos Aires foi confirmado que a ponte é uma prioridade e já repassei para o Governador de Santa Catarina para que possamos agilizar junto ao governo brasileiro essa obra – disse Coppa.
No ano passado foi firmado um acordo entre os dois países para a construção da passagem, que terá 209 metros de comprimento e 20 metros de altura. Atualmente existe uma ponte construída em 1991, com 72 metros de extensão, mas que fica submersa em períodos de cheia. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) fez uma vistoria da atual ponte e afirmou que ela pode receber até 30 toneladas de carga. Mas recomendou uma nova.
O cônsul argentino entende que a ponte vai ajudar na integração e no desenvolvimento da região Norte da Argentina e Oeste de Santa Catarina. Ela encurta em cerca de 130 quilômetros o trajeto entre os dois países, o que facilitaria o turismo. No entanto é necessário colocar no local também uma estrutura aduaneira, o que só existe em Dionísio Cerqueira.
Em Chapecó o cônsul participou de um evento de intercâmbio entre cooperativas catarinenses e argentinas. Segundo o secretário de Agricultura, Moacir Sopelsa, os catarinenses podem vender carnes e banana e comprar milho e trigo dos argentinos.
Continua depois da publicidade
O cônsul da Argentina também disse que nesta semana serão renovados convênios de cooperação com Santa Catarina, para troca de informações inclusive na área de segurança, já neste verão.
Acompanhe outras publicações de Darci Debona
Leia também:
Chapecó está entre as 20 cidades que mais geraram emprego no Brasil