Cerca de 1,2 mil representantes de cinco países – Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai – estarão reunidos em Chapecó de hoje até sexta-feira no III Mercosul Cidadão, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes.
Continua depois da publicidade
A abertura será às 20h30 e será conduzida pelo prefeito de Chapecó, Luciano Buligon. Estão confirmadas as presenças do vice-governador e presidente do Senado da província de Buenos Aires-ARG, Daniel Salvador; do governador do departamento de Cordijera-PAR, Carlos Lopez; do governador do departamento de Itapua-PAR, Frederico Vergara e do ministro das relações internacionais de Canelones-URU, Igor Santander.
A iniciativa é da Prefeitura de Chapecó e da União dos Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul. O objetivo do encontro é fortalecer as relações entre os países membros e discutir políticas públicas para o desenvolvimento do Mercosul.
Serão realizados eventos paralelos para discussão de temas como integração do turismo, corredor bioceânico, uso racional dos rios Uruguai, Paraná e Aquífero Guarani, encontro de universidades, encontro de mulheres do Mercosul e a Rota do Milho.
A Rota do Milho é um projeto para trazer milho do Paraguai, via Argentina, até o Oeste Catarinense, para abastecer as criações de aves e suínos. Essa iniciativa reduziria os custos de produção pois atualmente parte do milho consumido no estado vem do Centro-Oeste. A intenção é fazer a primeira importação simbólica ainda neste ano.
Continua depois da publicidade
Na sexta-feria o embaixador do Brasil na Colômbia, Júlo Bitelli, fará a palestra de encerramento.
Durante o encontro será elaborada a Carta de Chapecó, com os encaminhamentos do evento.
Acompanhe outras publicações de Darci Debona
Leia também:
Chapecó está entre as 20 cidades que mais geraram emprego no Brasil