O potiguar Danilo Costa conquistou neste domingo o título da etapa japonesa da divisão de acesso do surfe mundial (WQS) na Praia de Akabane, em Tahara. Ele derrotou na decisão o australiano Shaun Cansdell. O carioca Marcelo Trekinho perdeu nas semifinais e ficou em terceiro.

Continua depois da publicidade

Danilo marcou 15 pontos contra 12,84 do rival. Com a vitória na competição de nível seis estrelas ele ganhou US$ 20 mil e soma 2.500 pontos no ranking do WQS, assumindo a 14ª colocação.

O resultado deixa o surfista na briga por uma das vagas na divisão de elite (WCT). Ele esteve entre os “top-45” em 2003 e seu melhor resultado foi a terceira colocação na etapa de Teahupoo, no Taiti, onde perdeu para o hexacampeão mundial Kelly Slater.

A liderança do ranking de acesso passou a ser o paulista Adriano de Souza, o Mineirinho. Ele terminou na nona posição da etapa japonesa. Mineirinho soma 9.226 pontos em seus sete melhores resultados na temporada, enquanto Buchan agora é vice-líder com 8.775.

Neste domingo será encerrada ainda a etapa inglesa do WQS de nível cinco estrelas. O ranking WQS classifica os 15 melhores surfistas para a divisão de elite mundial, o WCT.Resultados do WQS do Japão.

Continua depois da publicidade

As informações são do Globo Online.