O australiano Daniel Riccardio (Red Bull) venceu neste domingo o Grande Prêmio do Azerbaidjão de Fórmula 1, uma corrida caótica e emocionante, marcada pela tensão entre Sebastian Vettel (Ferrari) e Lewis Hamilton (Mercedes), que brigam pelo título Mundial.
Continua depois da publicidade
Ricciardo conquistou em Baku sua quinta vitória na carreira, superando no pódio o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes), que superou na reta final o canadense Lance Stroll (Williams), terceiro colocado.
Stroll, aos 18 anos e 239 dias de idade, se tornou o piloto mais novo da história da Fórmula 1 a subir ao pódio de uma corrida em sua temporada de estreia na categoria.
Vettel terminou em quarto, à frente de Hamilton (5º), aumentando para 14 pontos sua vantagem sobre o britânico no Mundial de Pilotos.
Continua depois da publicidade
Foi uma corrida totalmente louca, com direito a três carros de segurança, uma bandeira vermelha, uma incidente entre Vettel e Hamilton e um mano a mano final: um Grande Prêmio de tirar o fôlego para os espectadores, mas confuso para os padrões habituais da Fórmula 1.
Vettel e Hamilton competiram no limite do regulamento, relembrando algumas das maiores rivalidades da história do esporte: Niki Lauda/James Hunt nos anos 1970, Ayrton Senna/Alain Prost nos anos 1990 e, mais recentemente, o duelo entre Hamilton e Nico Rosberg dos últimos anos.
Na volta 22, com o safety car na pista, Hamilton deu forte freada que fez Vettel bater na traseira da Mercedes. Possesso com a atitude do britânico, o alemão emparelhou sua Ferrari com o líder da prova e deu um toque proposital na lateral do carro de Hamilton ao reclamar.
Continua depois da publicidade
A atitude de Vettel acabou lhe custando caro: punição de 10 segundos de ‘stop and go’ nos boxes.
Já Felipe Massa teve altos e baixos em Baku.
Após largada impressionante, saiu do 9º para o 6º lugar na primeira volta. O brasileiro repetiu o feito nas duas relargadas seguintes às saídas do safety car, aproveitando para pular para o 4º lugar e, em seguida, para a 3ª posição, atrás apenas de Hamiton e Vettel com 25 voltas completadas.
A Williams de Massa, porém, não aguentou uma terceira relargada. Após a interrupção por bandeira vermelha, sofreu com a quebra da suspensão que obrigou o brasileiro a abandonar a prova na 27ª volta.
Continua depois da publicidade
* AFP