O nadador Daniel Dias foi o grande destaque da 1ª etapa do Circuito Brasil Paraolímpico, disputada neste final de semana em Brasília (DF). Ele desbancou o campeão paraolímpico e recordista mundial Clodoaldo Silva nos 200m livre.

Continua depois da publicidade

– É estranho vencer um atleta no qual sempre me projeto, e me serve como inspiração para crescer no esporte. Essa conquista é realmente muito importante para mim – comemorou o nadador.

Daniel ainda obteve a melhor marca do dia ao se aproximar do recorde mundial – 98,43% da marca atual. Na prova de 50m costas, o atleta levou o ouro com a marca de 40s61, apenas 3s do recorde mundial. No fim da tarde, o nadador garantiu sua terceira medalha na competição nos 100m livre.

André Brasil também se destacou nas piscinas de Brasília com duas medalhas de ouro. Ele garantiu o pódio nos 100m borboleta e quase quebrou o recorde mundial de 58s, batido por ele mesmo. Neste sábado, ele alcançou 1min03s. Conquistou ainda a prova dos 100m livre.

Nas provas de atletismo, seis seis recordes brasileiros foram quebrados. As marcas foram conquistadas no arremesso de disco (feminino e masculino), lançamento de dardo (feminino e masculino), 200m rasos e 100m rasos.

Continua depois da publicidade

Entre novos recordistas, está o atleta cadeirante Ariosvaldo Fernandes da Silva. Ele alcançou o tempo de 28s09 nos 200m. O anfitrião também venceu o favorito, Wendel Silva Soares, nos 100m e subiu ao lugar mais alto do pódio.

Os velocistas Antônio Delfino e Teresinha Guilhermina conquistaram os melhores tempos na prova de 100m rasos. O campeão paraolímpico alcançou 11s44 e chegou a 93,71% do atual recorde mundial. Guilhermina obteve uma marca ainda mais surpreendente: ficou a 35 centésimos de segundos do atual recorde mundial de 12s33. Ambos foram ouro nos 200m rasos.