Um Estado pujante na produção artística, assim é Santa Catarina. Seja nas esculturas, pinturas, no teatro, na fotografia ou qualquer outra expressão cultural, os catarinenses conseguem ser destaque no mundo. Na dança, não é diferente. Joinville, capital catarinense da dança, sedia a única Escola Bolshoi fora da Rússia. E foi também de lá que saiu o primeiro bailarino de uma das principais companhias do mundo, em Nova York, Jovani Furlan.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Para além do balé, Santa Catarina tem na dança o traço da diversidade cultural carregada da combinação dos ritmos e costumes dos povos nativos e dos colonizadores. 

Balainha, Mazurca, Tramadinho são algumas das tantas danças folclóricas regionais do Estado, que incluem manifestações afro-brasileiras, caboclas, italianas, alemãs, gaúchas, açorianas, polonesas.

danca-cultura-02
Registro de uma das apresentações do Festival Santa Catarina Dança no Teatro do CIC, em Florianópolis (Foto: Santa Catarina Dança, Divulgação, Arquivo DC)

Toda essa riqueza cultural se encontra em Blumenau, no Festival Nacional de Danças Folclóricas (Festfolk), criado em 1998. O evento gratuito celebra nas praças e no Parque Vila Germânica ritmos dançados por todo o Estado. Mas nem só de dança tradicional e folclórica vive Santa Catarina. De Indaial para o mundo, as dançarinas do grupo Dança Ventura representaram o Brasil no Mundial de Hip Hop, em 2019.

Continua depois da publicidade

Esculturas de catarinenses projetam SC no cenário das artes

O Estado também sedia o maior festival de dança escolar do país, o Dança Catarina. Promovido pela Fundação Catarinense de Esportes (Fesporte), o evento tem formato itinerante e dura, em média, 80 dias. Percorre cerca de 7 mil quilômetros, levando a dança para os catarinenses de todas as regiões. De acordo com a organização do festival, aproximadamente 4,5 mil alunos e mais de 320 professores e coreógrafos participam anualmente do projeto.​

Outro evento que leva dançarinos para os palcos catarinenses é o Festival Santa Catarina Dança, que reúne diversos grupos de dança do Brasil e países do Mercosul no Teatro Ademir Rosa, em Florianópolis. Considerada uma referência no setor, a mostra competitiva distribui premiações em dinheiro aos competidores. Em 2022, o Festival Santa Catarina Dança premiou com R$ 10 mil a companhia escolhida como Melhor Grupo do Festival.

Festivais evidenciam diversidade musical de Santa Catarina

Tipo Arte

Para valorizar a riqueza do Estado na dança, mas também na música, cinema, teatro, escultura, pintura, fotografia, arte digital e popular, é que nasceu a segunda temporada do projeto “Tipo Cultura”. Desta vez, a série de dez programetes se intitula “Tipo Arte” e vai ao ar na programação da NSC TV, pincelando fatos marcantes, curiosidades e personagens de destaque na produção artística catarinense.

Leia também:

​​Afinal, o que é arte?

Produção audiovisual em SC cresce 429% em dez anos

Santa Catarina é palco para talentos do teatro

Artistas plásticos catarinenses em projeção internacional