Um momento comumente tenso nas empresas é a famosa “dança das cadeiras“. Promoções, realocações, demissões e contratações – principalmente as que lidam com posições estratégicas – costumam despertar a insegurança nos colaboradores.

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Quando ocorrem mudanças na equipe, o clima organizacional também sofre mudanças, que podem ser boas ou ruins, a depender da abordagem e da forma de encará-las. Então, como evitar que as movimentações de cargos tragam o sentimento de receio para o grupo?

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Processo bem elaborado

Para conquistar a confiança do grupo, é importante que o processo de seleção ou de promoção seja bem embasado em argumentos válidos e justificáveis. Uma gestão transparente, que deixe claro para os envolvidos os motivos das movimentações, seus objetivos e impactos, é vista como responsável e madura pelo grupo de profissionais.

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Uma das principais causas da insegurança dos colaboradores em relação a esse tipo de mudança é o fato de não saber que tipo de impacto negativo pode ser sofrido por eles. Ser transparente evita qualquer mal-entendido.

Outro ponto relevante que caracteriza um processo de seleção ou de promoção bem elaborado é a imparcialidade com a qual são tomadas as decisões. Os critérios precisam ser os mesmos para todos os envolvidos, e a organização precisa deixar claro para o grupo os motivos que levaram às escolhas finais. Principalmente se tiver havido concorrência interna, preservar a imparcialidade auxilia no clima organizacional.

Como o profissional deve se comportar

O profissional deve saber que este tipo de situação é absolutamente normal no ambiente corporativo e precisa aprender a lidar com as mudanças. É necessário, ainda, aprender a não levar para o lado pessoal caso não tenha sido a escolha da empresa naquele momento. É importante que isto não interfira na qualidade do trabalho realizado por ele, nem na motivação.

É imprescindível lembrar que ser competente traz mais benefícios para o profissional do que para a empresa – afinal, a carreira só pode ser construída pelo próprio indivíduo. Tirar o que há de bom de situações complicadas traz amadurecimento e experiência.

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Qualquer mudança mexe com as estruturas de uma empresa, afinal, o grupo de colaboradores tem certas identificações e, claro, um padrão de trabalho. O importante, no entanto, é compreender que mudanças podem trazer muitos benefícios para todos.

A empresa precisa agir com responsabilidade e transparência, enquanto os colaboradores precisam encarar a situação com maturidade. Mudar é preciso e só traz benefícios. Basta fazer de forma correta e embasada.