Leandro Damião fez sua quinta partida com a camisa do Santos no clássico diante do São Paulo, neste domingo. O centroavante demorou três jogos para marcar seu primeiro gol com o novo manto – só desencantou diante do Atlético Sorocaba, quando o Santos venceu por 2 a 1. Por enquanto, este é seu único tento. Questionado sobre os primeiros jogos de seu camisa 9, o técnico Oswaldo de Oliveira pediu paciência à torcida.

Continua depois da publicidade

– Ele tem que jogar, repetir jogos. Ele está saindo de um clube que jogou durante muitos anos (Inter), e só agora conhecendo novos companheiros. A participação dele já é mais firme, já ajuda mais a equipe, não é só um goleador – disse o treinador após o 0 a 0 em que Damião quase marcou de cabeça, mas viu Rogério Ceni fazer grande defesa.

O clássico contra o São Paulo, que terminou em um empate sem gols, foi na teoria a última chance para Damião mostrar serviço para Felipão. Nesta segunda-feira, no fim da manhã, o técnico da Seleção Brasileira terminará a convocação para o amistoso contra a África do Sul, no dia 5 de março, com mais três ou quatro nomes, sendo dois de atacantes.

Na primeira lista de jogadores que vão para o amistoso foram 16 nomes definidos, todos que atuam fora do país. Agora, o treinador deve convocar outros dois centroavantes que atuam no Brasil. Fred, do Fluminense, é nome forte, assim como Alan Kardec, do Palmeiras. Sobre a última convocação antes da Copa do Mundo, Leandro Damião se mostrou indiferente, e exaltou seus ex-colegas de Seleção.

– Meu foco é o Santos, a Seleção está bem servida de centroavantes. Mas se tiver uma chance é claro que eu vou ficar feliz.

Continua depois da publicidade

A última vez de Leandro Damião vestindo a amarelinha foi em junho do ano passado, quando treinava para a Copa das Confederações e teve que ser cortado por causa de uma lesão na coxa direita. Jô, do Atlético-MG, foi chamado para ser seu substituto e desde então frequentou todas as convocações.