Afastada durante três anos das competições internacionais, a ginasta gaúcha Daiane dos Santos voltou ao pódio neste domingo ao conquistar a medalha de bronze no solo da Copa do Mundo de Ghent, na Bélgica. A etapa belga traz boas lembranças a Daiane. Em 2007, ela também levou o bronze. Na edição deste ano, fez a segunda melhor soma das eliminatórias, atrás apenas da ucraniana Mariya Livchikova.

Continua depois da publicidade

Leia mais:

> Diego Hypólito leva o ouro em etapa belga da Copa do Mundo de Ginástica

Na final, Daiane simplificou sua série. Deu um duplo twist carpado, mas errou na hora da aterrissagem, e o pé foi para fora do tablado. Depois, deu um duplo mortal com perfeição. Ganhou 13,425, segunda maior nota até então. Livchikova liderava. Restava, então, torcer contra as outras adversárias.

A torcida funcionou por um bom tempo, até a chinesa Liufang Wu, última a se apresentar, ganhar 13.650 e empurrar Daiane para terceiro. Um belo aquecimento para o Mundial. Em Tóquio, os três primeiros colocados em cada aparelho se classificam automaticamente para os Jogos Olímpicos de Londres-2012.

Continua depois da publicidade

Na competição preparatória para o Mundial de Tóquio e para o Pan de Guadalajara, Jade Barbosa completou a festa brasileira ao conquistar ouro no salto, seguida de perto por Adrian Gomes, bronze. Mais cedo, Diego Hypolito levou ouro no solo e bronze no salto.

Final do solo feminino:

1 Mariya Livchikova 14.375

2 Wu Liufang 13.650

3 Daiane dos Santos 13.424

4 Darya Elizarova 13.350

5 Maria Paseka 13.175

6 Jonna Adlerteg 13.125

7 Gaelle Mys 13.025

8 Jian Yuyuan 12.025

*As informações são do globoesporte.com