A juíza Sônia Moroso Terres, titular da 1ª Vara Criminal de Itajaí, acatou a denúncia criminal apresentada pelo Ministério Público de SC contra mais seis investigados da Operação Dupla Face, que apurou suspeitas de corrupção em diversos setores na prefeitura de Itajaí. Na lista dos réus estão três vereadores – Douglas Cristino da Silva (PSD), Nabor Afonso Arruda (PMDB) e Laudelino Lamin (PMDB) – , o atual secretário de Saúde do município, Osvaldo Gern (PP), o ex-secretário de Habitação, Sadi Pires (PMDB) e o servidor Hemerson Ricardo Pereira.
Continua depois da publicidade
A decisão judicial eleva para 16 o número de réus na ação. Outros 10 já haviam sido determinados pela Justiça em novembro, inclusive ex-secretários municipais, ex-procuradores e empresários.
Na época, a magistrada entendeu que os réus incluídos agora tinham direito a ter mais tempo para apresentar defesa porque eram suspeitos de crimes que previam direito a fiança. A primeira audiência do caso foi marcada para 20 de julho.
A decisão abre espaço para processos contra os três vereadores acusados na Comissão de Ética do Legislativo. O presidente da Casa, Luiz Carlos Pissetti (PSB), nomeou a nova formação da comissão na sessão de terça-feira à noite e encaminhou aos membros o documento recebido da Justiça, que informa sobre a inclusão dos três parlamentares entre os réus. Caberá à Comissão dar andamento ao processo.
Continua depois da publicidade
A Operação Dupla Face foi deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em agosto do ano passado, após seis meses de investigação. Mais de cem pessoas foram ouvidas e 23 foram indiciadas pela polícia, numa das maiores ações já feitas na região. O principal alvo da operação foi a “criação de dificuldades para vender facilidades”, prática que atingiu especialmente a construção civil em Itajaí.
Comissão de Ética
A Comissão de Ética da Câmara de Vereadores de Itajaí será conduzida por Clayton Batschauer (PSD), como representante do governo, José Acácio da Rocha (PSDB), indicado pela oposição, e Fernando Pegorini (PP), representando o partido que tinha mais membros no Legislativo na época da diplomação.
Não sabia
Até esta quarta-feira o prefeito Jandir Bellini (PP) não havia recebido a informação oficial sobre a aceitação da denúncia contra o secretário de Saúde, Osvaldo Gern. Bellini voltou na segunda de uma viagem a Nova York para um tratamento de saúde.
Continua depois da publicidade