O alfandegamento, procedimento de nacionalização que permite a parada de navios de cruzeiro que vêm do exterior, é o principal desafio dos terminais catarinenses para a próxima temporada. Neste verão Itajaí será a única cidade a receber navios internacionais, mas com limitações de tamanho que impedem a atracação dos grandes transatlânticos. A estimativa é que a regularização dos terminais poderia render a Santa Catarina mais 42 escalas _ o que dobraria o número de paradas.
Continua depois da publicidade
Primeira escala de transatlântico traz 4 mil turistas a Balneário Camboriú
O cálculo leva em conta o número de viagens de ida e volta feitas por navios que fazem a rota do Mercosul, e que este ano não vão parar em nenhum terminal no Estado. As companhias têm interesse em novas escalas, mas o processo de alfandegamento passa por uma série de exigências que os operadores têm tentado flexibilizar.
As normas atuais incluem equipamentos de segurança semelhantes aos dos aeroportos, e estrutura para conferência de passaportes e bagagens, se for o caso. A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia/Abremar) tem atuado junto às Comissões Estaduais e Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis _ Cesportos e Conportos _ para que a norma seja alterada e passe a diferenciar píeres de atracação de portos organizados.
A medida tornaria as exigências mais brandas para as estruturas que receberão navios em trânsito, sem novos embarques nem retirada de bagagens _ caso de Porto Belo, que vem tentando o alfandegamento há pelo menos cinco temporadas, sem sucesso. No momento, o plano de segurança apresentado pelo município está em análise na Cesportos e há um processo correndo junto à Receita Federal.
Continua depois da publicidade
A Bontur, empresa responsável pelo Atracadouro Barra Sul, em Balneário Camboriú, também fez uma consulta preliminar à Receita Federal sobre a possibilidade de alfandegamento.
“Não é impossível”
O inspetor da Receita em Itajaí, Klebs Garcia Peixoto Junior, confirma que o processo de Porto Belo está caminhando. Ele diz que as normas para a primeira parada de um navio que vem do exterior são mais rígidas em qualquer lugar do mundo, mas garante que não são impossíveis de serem atendidas.
Agenda
Importante para o Estado, com possibilidade de dobrar o incremento de R$ 70 milhões que os cruzeiros trarão a Santa Catarina este ano, o alfandegamento ainda não chegou à agenda política no Estado. Só em agosto deste ano a Assembleia Legislativa passou a ter uma Frente do Setor Náutico, capitaneada pelo deputado Gabriel Ribeiro (PSD), para colocar em pauta essa discussão.
Desembarque na atração
No trade turístico de Balneário Camboriú fala-se que a principal vantagem da chegada dos navios à cidade é que o turista desembarca de frente para os principais pontos turísticos. De fato, o novo destino fez sucesso entre os turistas que chegaram, nesta terça-feira, a bordo do navio Preziosa na primeira escala oficial de transatlânticos. Só 5% dos passageiros e tripulantes compraram passeios para cidades vizinhas. Normalmente, esse índice é de 20%.
Continua depois da publicidade
Acompanhe as publicações da colunista Dagmara Spautz:
Itajaí fechará 2017 com saldo positivo de empregos
Balneário Camboriú vai protestar dívidas em cartório
MPSC avalia importância histórica de um dos primeiros balneários do Estado