A prefeitura de Itajaí quer transformar o Natal em atração turística. A inspiração são cidades como Gramado (RS) e Blumenau, e a novidade concentrará todos os esforços _ e a verba _ de fim de ano. Para apostar no Natal, a Secretaria de Turismo abriu mão do show de fogos no Réveillon.

Continua depois da publicidade

O secretário, Evandro Neiva, diz que a proposta é investir em um modelo que possa atrair visitantes e trazer retorno à cidade. Da mesma forma que a virada de ano atrai turistas à vizinha Balneário Camboriú.

A estreia do Natal EnCanto, no fim de semana, levou milhares de pessoas à praça da Igreja Matriz e emocionou o público. A programação de Natal traz à tona a forte representatividade artística de Itajaí. Apresentações de 20 corais da cidade, com mais de 600 integrantes, vão ocorrer até o Natal.

Na abertura, Papai Noel chegou de barco, encontrou as crianças no Mercado Público e seguiu até a Igreja Matriz, com um grupo de patinação artística. Pela primeira vez, a igreja que é cartão-postal de Itajaí tem também projeções mapeadas com efeitos especiais, que além de temas natalinos trazem elementos da cultura local.

A prefeitura inscreveu o projeto do Natal na Lei Rouanet. Mas conseguiu captar apenas R$ 100 mil, de um total de gastos de cerca de R$ 1 milhão_ contando a iluminação. A expectativa é reforçar o montante de arrecadação da iniciativa privada para o ano que vem.

Continua depois da publicidade

Descarte

Quatro caçambas de lixo com material usado na iluminação de Natal em anos anteriores foram descartadas pela Secretaria de Obras de Itajaí. Segundo o secretário, Márcio Gonçalves, a maioria eram mangueiras com led. Foram vítimas do tempo e do acondicionamento, que acabou danificando boa parte do material.