Uma vida, duas carreiras desafiadoras. Foi esta a escolha do catarinense Walter Melik Kranz, 63 anos, descendente de austríacos, que nasceu em Treze Tílias, se tornou um alto executivo da Mercedes-Benz, e, aos 52 anos, em maio de 2001, retornou para a sua terra natal para realizar o sonho do negócio próprio.

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Estreou como empresário no setor de transportes em 2003 e já evoluiu para o Grupo Kranz, que reúne quatro empresas: Kranz Transportes, Vinícola Kranz, Kranz Alimentos e a Kranz Tecnologia. Os investimentos, a maior parte capital próprio que acumulou como executivo, já somam mais de R$ 10 milhões.

A linha que liga o sucesso nas duas carreiras inclui sólida educação na infância, disposição para o trabalho, formação técnica, coragem de correr riscos, atenção igual a toda a equipe e conhecimento global. E um diferencial é que a cultura asiática foi integrada à família. Quando foi para a China, em 1996, Kranz estava separado e se casou com uma chinesa, Ao Ruirong, que era sua tradutora. Agora, ela é mãe de dois dos seus seis filhos, sua sócia e executiva na empresa.

A decisão de abrir mão de um cargo importante também visou a criação de oportunidades e transmissão de experiências para os filhos. Dos quatro do primeiro casamento, com Ivone, “que preferiu não morar pelo mundo”, Walter Kranz Filho, o Waltinho, é um dos executivos do grupo, com foco na área comercial. A nora Denise também atua em vendas. As filhas Cristiane, Luciane e Solange, que moram em Campinas (SP), trabalham para a empresa. Richard, 10 anos, e Kathrin, oito, do casamento com Ao, moram com os pais e, em alguns intervalos escolares, acompanham as atividades na indústria.

Padrão de qualidade

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internacional

A lista de produtos da marca inclui vinhos e espumantes de altitude, sucos de diversos sabores embalados a vácuo, sem conservantes, e geleias de frutas, também sem conservantes. A pioneira do grupo, Kranz Transportes, atende a Tirol, a maior empresa de Treze Tílias, no transporte de leite.

A obsessão pela qualidade da Mercedes, onde o empresário atuou por 32 anos, foi transferida para a empresa. Isso exige muito esforço, e, não raras vezes, o descarte de produtos que não atingiram a qualidade ideal. Mas, também, já trouxe muitas alegrias ao grupo. Entre elas, as premiações aos dois primeiros vinhos da vinícola, o Merlot 2008 e o Cabernet Sauvignon 2008. Outra é a rápida aceitação, pelos consumidores, dos sucos e geleias.

Os planos para expansão

O plano do Grupo Kranz, a princípio, é ter cinco empresas. No ramo de alimentos, um dos próximos passos será a produção de embutidos de carne de alta qualidade, como as salsichas típicas alemãs.

Atualmente, as empresas oferecem 40 empregos diretos e cerca de 80 indiretos. Mas as expectativas são de muito mais postos de trabalho, especialmente na agricultura. Walter Kranz Filho está prospectando agricultores para fornecer peras, figos e laranjas de alta qualidade para as geleias e sucos. O modelo será uma espécie de integração agrícola. Uma das razões da alta aceitação dos produtos é que são elaborados somente com frutos de qualidade.

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A vinícola aberta em 2007, por exemplo, usa uvas plantadas acima de 1.200 metros de altitude, dos melhores vinhedos de São Joaquim, Caçador e Campos Novos, que integram a Associação Catarinense de Produtores de Vinhos de Altitude.

A expansão das atividades do Grupo Kranz anima a população de Treze Tílias, cidade com estilo europeu, fundada em 1942 por um grupo de 80 famílias de imigrantes vindos da região de Tirol, na Áustria. A indústria está situada no Centro da cidade, em frente ao tradicional Hotel Tirol. A expectativa é de que a inauguração do espaço de degustação da vinícola, já em obras, aqueça mais a economia do município de 6 mil habitantes. A vinícola Kranz quer construir, também, um pequeno hotel anexo.

Parceria para distribuição

Apesar da base sólida, o Grupo Kranz avança gradativamente em função do foco na qualidade e das dificuldades de crédito. Para este ano, estima faturamento de R$ 2 milhões e, em dois anos, a meta é chegar a R$ 5 milhões. Os investimentos somarão R$ 1 milhão este ano e outros R$ 2 milhões no ano que vem.

Walter Kranz está confiante de que o crescimento será maior, a partir de agora, porque o grupo fechou parceria com o atacadista Deycon Pegoraro, de Joaçaba, que distribui marcas como Kraft, Red Bull e Nissin. A Kranz produz geleias para a marca Don Fiorelo, da Deycon, e esta distribui seus produtos.

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A propósito, um dos maiores compradores de sucos da empresa é a rede supermercados Zona Sul, que vende para as classes A e B no RJ. Em Florianópolis, os produtos Kranz estão no Imperatriz Gourmet e no Emporium Bocaiuva. Em breve, a Deycon iniciará a maior distribuição no Estado.