A vida do joinvilense Maicon Vieira se transformou inesperadamente nos últimos dois anos, em meio à pandemia, quando deixou de ser um chapeiro de lanchonete para ganhar os palcos do Brasil como cantor de flashbacks e clássicos do rock. Conhecido artisticamente como Bob Maicon, ele viralizou com um vídeo na internet em maio de 2020 e hoje conta com quase 400 mil seguidores nas redes sociais.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Apesar de ter nascido em uma família com músicos (como o irmão, que teve uma banda em Rio do Sul), Maicon nunca havia tentado ingressar na carreira artística. Ele teve experiência em uma empresa da cidade por cerca de um ano, depois abriu uma locadora e, mais tarde, trocou o negócio pelo trabalho em uma lanchonete chamada Bob Esponja, de onde surgiu a inspiração para o nome artístico.

Foram 12 anos atuando como chapeiro e administrador da lanchonete até o início da pandemia, quando Maicon precisou fechar o estabelecimento temporariamente por causa das medidas sanitárias. Ele não fazia ideia de que a vida estava prestes a mudar.

Em maio daquele ano, ele se reuniu com amigos em um sítio de Joinville para uma confraternização. Uma das pessoas presentes resolveu gravar o joinvilense enquanto apresentava uma canção da cantora Bonnie Tyler.

Continua depois da publicidade

— Todo mundo estava cantando naquele dia, eu também comecei e um amigo começou a gravar. Foi uma coisa bem natural. E o vídeo viralizou de um jeito que todo mundo me conhece até hoje pelo vídeo do sítio — contou em entrevista à CBN Joinville.

O vídeo foi publicado nas redes sociais e teve mais de 2 milhões de visualizações. A repercussão foi tão grande que o cantor começou a receber propostas para realizar shows. Porém, Bob não tinha nem microfone para fazer apresentações profissionais e precisou se preparar aos poucos para montar desde a estrutura até um repertório.

Veja o vídeo que viralizou:

Construindo uma carreira

A partir da viralização, Bob Maicon criou perfis profissionais nas redes sociais e continuou a fazer sucesso na internet. No entanto, a vida mudou mesmo a partir do fim do ano passado, quando decidiu fechar a lanchonete para se dedicar exclusivamente a carreira de cantor.

O joinvilense fez cursos de técnica vocal, de inglês e deu início ao acompanhamento com um fonoaudiólogo. Começou a se apresentar gratuitamente em diversos shows para perceber a reação do público e montar um repertório. Foi quando percebeu o potencial de se apresentar com flashbacks e clássicos do rock.

Continua depois da publicidade

Segundo ele, o público desses estilos musicais é muito fiel e se emociona quando volta no tempo por causa das canções apresentadas nos shows. O próprio cantor não segura a emoção ao perceber o impacto que tem na vida das pessoas.

— O mais gratificante para mim não é o dinheiro, mas quando o público vem até mim e diz que fiz ele voltar no tempo, aos 15 anos de idade. É quando eu ganho a noite porque consegui passar a mensagem que eu queria. É muito legal — descreve.

Bob Maicon no palco
Bob Maicon se encontrou nos flashbacks e clássicos do rock (Foto: Redes sociais, Reprodução)

Shows pelo Brasil e Europa

A carreira profissional começou no fim do ano passado e Bob Maicon já se apresentou em cidades catarinenses e diversos estados brasileiros, do Sul ao Nordeste, além do Paraguai. Ele também já cantou na abertura de shows para artistas nacionais, como Fernando e Sorocaba, Hugo e Tiago e Barões da Pisadinha.

Recentemente, viralizou com um novo vídeo em que cantava com amigos durante um café da tarde. A publicação alcançou mais de 2 milhões de visualizações e chegou até um brasileiro que mora em Portugal.

Continua depois da publicidade

Segundo Bob, o vídeo fez o homem convidá-lo para fazer shows no país europeu. Já são quatro apresentações confirmadas para os 15 dias de viagem, que deve acontecer em breve. Ao mesmo tempo, ele continua planejando o futuro da carreira.

— A gente vai caminhando um passo de cada vez porque o presente já está sendo um sonho para mim. Há dois anos atrás eu fazia lanche e hoje estou vivendo da música — finaliza.

Acompanhe a entrevista completa na CBN Joinville:

Leia também:

VÍDEO: cachorra Brenda dorme em estúdio da NSC TV antes de jornal começar

VÍDEO: carro desgovernado capota e para em vaga de estacionamento em SC

Furão do zoobotânico de Joinville recebe nome após enquete com mais de 20 mil votos