Não é novidade que Canelinha é conhecida como a cidade das cerâmicas. Tem uma poderosa produção e várias olarias e indústrias que movimentam boa parte da economia do município. Porém, não é apenas o setor que divulga o nome para além do Estado e do país. É uma atividade bem diferente: uma pista de motocross, que também atrai olhares de fora. Canelinha é lembrada por ter a maior pista da América Latina. Em 2009, sediou uma das etapas do mundial.

Continua depois da publicidade

O turismo também é bem atrativo na cidade e chama atenção. Há o Morro da Pipa, ideal para a prática de voo livre. Para quem gosta de tradições gaúchas, a Fazenda Silva Neto, no Bairro do Moura, abriga anualmente rodeios nacionais, que também carregam muita gente para Canelinha.

A principal festa da cidade é a da Sant-Ana, que homenageia a padroeira. Hoje, a região conta com dezenas de empresas do setor cerâmico que constroem e divulgam a perfeição da produção.

A origem do nome da cidade também é curioso. Iniciou quando embarcações que subiam e desciam o Rio Tijucas, na altura de Canelinha, eram barradas por uma árvore caída no leito.

Fala do prefeito

Continua depois da publicidade

Temos 102 indústrias cerâmicas que produzem para para a construção civil – Antônio da Silva.

Saiba mais

? População: 10.845 habitantes

? Localização: Grande Florianópolis, a 67 km da Capital

? Área: 151,41 quilômetros quadrados

? Emancipação: 03/12/1962

? Características: economia do município é forte no setor de cerâmica, confecções e calçados

? Atrações: turismo rural e ecológico, rodeios e festas típicas

? Particularidades: sedia o rodeio nacional, que leva quase 30 mil participantes ao município