Ter um carro novo era pouco para Rudimar Sobrinho. Ele queria comprar um modelo quase que exclusivo para atender as suas expectativas. Há dois meses, o gerente de pós-vendas da concessionária Phipasa, em Florianópolis, conseguiu. Adquiriu um Fiat 500 e se tornou um dos 500 proprietários que circulam pelo mundo com o selo Prima Edizione, distribuído aos proprietários da edição especial.

Continua depois da publicidade

Entre os acessórios que transformam o modelo em uma exclusividade estão as faixas laterais originais de fábrica, adesivo preto que se destaca no veículo de cor branca.

Assim como Rudimar, muitos outros motoristas procuram acessórios que deixem o carro diferente das centenas de outros que circulam pelas ruas das cidades. As montadoras entenderam o recado e, com força muito maior nos lançamentos de 2013, até em modelos populares, desenvolveram uma série de adesivos com os mesmos padrões, mas que, dependendo da escolha do cliente, podem tornar o veículo original.

A grande aposta para o serviço de customização da Chevrolet é o Onix, que foi lançado oficialmente ontem. O supervisor de peças e acessórios da concessionária Ponto Um, na Capital, Ivair Luiz Pereira Júnior, afirma que o compacto é o veículo com maior número de acessórios da história da GM.

Continua depois da publicidade

Entre eles estão três kits diferentes de personalização, que somam cerca de 80 “tatuagens” externas e internas no painel de instrumento.

Procura por modelos adesivados aumentou

Na Renault, o popular Clio foi redesenhado e está mais esportivo. De toda a frota da montadora, é o único modelo 2013 com dois kits de personalização que incluem faixas no capô, adesivos que cobrem todo o teto e desenhos que imitam colmeias de abelhas.

Gustavo Raccioppi, diretor comercial da Automega, de Florianópolis, acredita que as customizações são uma tendência automotiva, principalmente porque ajudam a compor a imagem da marca e evidenciar o apelo esportivo dos carros.

Continua depois da publicidade

– O Clio é o carro mais barato da Renault. Por isso, os clientes o escolhem, movidos pelo preço – explica.

Na lista dos novos modelos com adesivos, o Fiat Bravo ganhou um kit de customização para torná-lo mais esportivo e unir-se ao Fiat 500 e ao Novo Uno, outros dois carros da montadora que já possuem kits de personalização.

Luciano Jacinto, gerente de vendas da Prisma, de Florianópolis, conta que a procura pelos adesivos têm aumentado. Em média, de cada 10 Novos Unos comercializados na concessionária, dois têm adesivos de fábrica.

Continua depois da publicidade

– O pessoal fica receoso de andar com o carro adesivado porque a personalização pode enjoar com o passar do tempo – ressalta.