O custo de vida subiu 0,32% em Florianópolis no mês de abril. Apesar da alta, trata-se do menor aumento dos últimos 20 meses, segundo o Índice de Preços ao Consumidor divulgado nesta segunda-feira pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) e o Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O resultado foi 0,62 ponto percentual inferior ao de abril de 2015 — que registrou 0,94%.
Continua depois da publicidade
Inflação do aluguel desacelera no início de abril, aponta FGV
O principal motivo para a desaceleração foi a queda de 3,26% na tarifa de energia elétrica durante o mês. A conta de luz integra o grupo dos serviços públicos, que teve queda média de 0,84% na capital catarinense. Outro grupo que registrou queda no mês foram os produtos não alimentares (-0,83%).
Alta de 9,68% em 12 meses
Continua depois da publicidade
Já os outros dois grupos que compõem o índice registraram alta: alimentação (0,52%, puxada pelos subgrupos produtos in natura e produtos industrializados) e outros serviços (1,02%). A variação acumulada nos últimos doze meses é de 9,68% e, nos primeiros quatro meses deste ano, a soma alcançou 3,73%.