O custo de vida em Florianópolis ficou mais alto no mês de junho. Influenciado principalmente pelo aumento no preço dos alimentos (1,04%), o índice registrou alta de 0,83%. Com o resultado, a aumento acumulado nos primeiros seis meses do ano atinge 5,78%. O acumulado dos últimos doze meses chegou a 8,88%.
Continua depois da publicidade
Florianópolis tem a segunda cesta básica mais cara do país
Os números, calculados pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foram divulgado nesta terça-feira pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif).
Continua depois da publicidade
O índice de junho foi impactado por aumentos em quase todos os grupos. Alimentação teve a maior alta registrada no ano, puxada por aumentos em todos os subgrupos mas com destaque para a variação no preço dos hortifrutigranjeiros (2,61%). De acordo com o coordenador do estudo, Hercílio Fernandes Neto, o aumento este mês ocorreu pois alguns produtos estão em período de entressafra, já outros, como a batata inglesa e a cebola vêm apresentando dificuldades na produção.
Os Produtos Não Alimentares tiveram aumento de 0,19%. Neste grupo, destacam-se os artigos de higiene, com aumento de 3,30% e dos aparelhos eletrônicos, com variação de 2,31%. Segundo Neto, a alta neste último grupo ocorreu principalmente devido ao aumento do dólar e como um reflexo do fim das reduções tributárias sobre estes produtos.
O grupo de Outros Serviços teve aumento de 0,58%. Apenas o grupo de serviços públicos não registrou variação. Os dados para o índice do mês foram coletados entre 1 e 29 de junho.
Continua depois da publicidade
O índice
O Índice de Preços ao Consumidor (Custo de Vida) de Florianópolis é calculado desde 1968 pela Udesc Esag e reflete a variação de preços incidentes sobre os orçamentos das famílias da Capital, com base na comparação de preços de 319 itens. A relevância de cada produto para o cálculo do índice foi definida por meio de uma pesquisa de orçamento familiar, também realizada pela Udesc Esag.