O custo da Olimpíada de Atenas será 30% maior do que o esperado e chegará a 6 bilhões de euros (US$ 7,29 bilhões), disse nesta quinta, dia 17, o ministro das Finanças da Grécia.
Continua depois da publicidade
O governo conservador grego, que assumiu o poder em março depois de 11 anos de comando socialista, já havia indicado antes que o custo da Olimpíada ultrapassaria de forma considerável o orçamento original de 4,6 bilhões de euros. Não havia sido informado, entretanto, qual seria o valor final.
– Vamos chegar a seis bilhões de euros – disse o ministro das Finanças, George Alogoskoufis, ao comitê parlamentar.
Depois de perder os primeiros anos de preparativos com brigas internas e burocracia, os organizadores tiveram que correr nos últimos dois anos para finalizar as instalações, aumentando os custos, já que as empreiteiras dobraram ou triplicaram os turnos de trabalho.
– Esse é um aumento significante que cria um desafio considerável para a política fiscal da Grécia – disse um economista, que preferiu manter-se anônimo. – Isso reduz a flexibilidade do governo para ir adiante com as políticas pró-crescimento que prometeu, como corte de taxas – comentou.
Continua depois da publicidade
As informações são da agência Reuters.