O Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon) da Grande Florianópolis divulgou o resultado do levantamento sobre o Custo Unitário Básico (CUB) da construção no Estado, registrando uma alta de 0,20% em setembro frente ao mês passado.

Continua depois da publicidade

Segundo os dados do Sinduscon da Grande Florianópolis, o preço médio por metro quadrado para construções residenciais está em R$ 1.193,71. O índice reflete, segundo o sindicato, a variação dos custos do setor para a utilização nos reajustes dos contratos de obras em construção.

De acordo com o vice-presidente de Economia e Estatística do Sinduscon, Amilcar Lebarbenchon da Silveira, a variação do CUB-SC não preocupa pois ficou abaixo da inflação oficial do período correspondente e estaria estável.

A alta deste mês foi a quinta maior no ano, mas ficou abaixo da elevação registrada em agosto, que foi de 0,10%.

No acumulado deste ano, o CUB médio para SC registra alta de 5,85%. Até setembro, os custos com mão de obra tiveram um incremento de 10,04%, enquanto os materiais aumentaram no mesmo período 0,72%.

Continua depois da publicidade

Nos últimos 12 meses o CUB apresentou uma variação do índice de 6,06%. Na comparação com outros estados, o CUB de Santa Catarina teve variação menor que o do Paraná, que subiu 0,31% em setembro comparado com agosto; que o do Rio Grande do Sul, que teve alta de 0,23%; e o do Rio de Janeiro, elevado em 0,38%. O indicador catarinense foi maior que o registrado por São Paulo, que teve alta de 0,14%.

O CUB foi criado por uma lei federal de dezembro de 1964 para disciplinar o mercado de incorporação imobiliária, servindo como parâmetro na determinação dos custos dos imóveis.