“Vertigem”, curta-metragem catarinense selecionado em festivais europeus, gravado em Florianópolis e dirigido por Djúlia Marc, estudante do curso de Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), conquista destaque em premiações internacionais, em países como Reino Unido e Portugal.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Grande Florianópolis pelo WhatsApp

O filme apresenta a investigação sobre as angústias do amor, da morte e do tempo no coração de uma mulher dentro do seu próprio mundo. Interpretada por Bárbara Biscaro, atriz, cantora e pesquisadora vocal, o trama acompanha a protagonista em um jogo entre observar e ser observada, buscando angustiar e provocar por meio de suas imagens líricas.

Selecionado para mostra britânica de filmes independentes London Lift-Off Global Network, após escolha de voto popular, a película integra uma das maiores plataformas de filmes independentes. O Lift-Off reúne eventos de exibição ao redor do globo, conectando uma rede de criadores da indústria cinematográfica.

A produção também é semifinalista do festival Lisbon Film Rendezvous, que acontece em Portugal e realiza exibições de curtas independentes de diversos países.

Continua depois da publicidade

Produção independente

O roteiro e a produção contam com o trio Djúlia Marc, Suelen Grimes e Bárbara Biscaro. Produzido sem recursos externos e com uma equipe 100% feminina, Djúlia revela que elas utilizaram os seus próprios equipamentos e figurinos para as gravações.

A importância de ter uma ficha técnica dominada por mulheres também influenciou no processo de construção de Vertigem.

— Não havia hierarquia ou divisão, fizemos um trabalho colaborativo e democrático. Essa horizontalidade foi o nosso maior objetivo e acredito que ficou impresso na qualidade do filme — explica a diretora.

Segundo Suelen Grimes, responsável também pela direção de fotografia, essa lógica de trabalho também foi aplicada no próprio roteiro:

Continua depois da publicidade

— Em vez de optarmos por um roteiro fechado, com cenas pré-determinadas, preferimos trabalhar com uma lógica de experimentar as relações entre a direção de Djúlia com Bárbara.

Leia também

5 filmes para sentir a energia de um festival de música da sua casa

Confira a programação para curtir a Vila da Regata da The Ocean Race, em Itajaí