Um conto de Lindolf Bell encantou o cineasta Ricardo Weschenfelder, de Florianópolis, que levou um cavalo para dentro da Biblioteca da Furb, em Blumenau; transformou a obra no curta-metragem Dicionário; que estreou em Timbó, cidade natal do poeta; e passou por cidades do Estado. Ufa! O caminho que o conto escrito pelo poeta percorreu poderia ser rabiscado no mapa como uma estrada em que à lugares até então desconhecidos. Agora, o caminho chega ao Festival de Cinema de Gramado, onde o filme será exibido domingo.
Continua depois da publicidade
<< Confira mais sobre o Dicionário no blog +Lazer >>
Quando leu O Guarda Noturno, publicado em 1976, no livro Assim Escrevem os Catarinenses, o cineasta imediatamente se encantou. Weschenfelder sentiu que as palavras escritas por Bell poderiam ganhar forma e foi o que ele fez. Em setembro do ano passado, começaram as primeiras gravações nas cidades de Timbó e Blumenau e, em abril deste ano, o curta foi lançado na Casa do Poeta Lindolf Bell, também em Timbó.
Para a surpresa e orgulho das pessoas que participaram da gravação e produção do curta, ele foi selecionado na Mostra Competitiva do 40º Festival de Cinema de Gramado. A estreia na telona gaúcha ocorre às 19h, durante a programação do principal festival do Sul do país.
Continua depois da publicidade
Além do diretor, o ator catarinense Ivo Müller também vai marcar presença na exibição do curta. Müller que ano passado esteve em no Festival de Berlim pelo filme Tabu, protagonizou Vitor durante o curta-metragem Dicionário e está muito feliz em estar entre as produções selecionadas do festival gaúcho. Ele destaca que o tradicional evento dá visibilidade ao trabalho produzido em terras catarinenses:
– Só estar neste festival já é um grande orgulho. O Dicionário foi um projeto muito planejado, me preparei para o personagem e o Ricardo (diretor) foi muito feliz na escolha dele durante o curta. Teve uma visão diferenciada, cuidado em cada detalhe, com diversas referências do cinema italiano e do idealismo fantástico.
Müller revela que no Dia dos Pais ele vai dividir a data com a família e, durante a noite, vai ver pela primeira vez na telona o curta, outro filho, que gravou em Timbó no ano passado.
Continua depois da publicidade
À espera de um Kikito
Para o diretor e produtor executivo do curta, Guto Lima, a expectativa é que a produção traga ao menos um Kikito de ouro para Santa Catarina. Lima não vai poder comparecer ao evento, mas aposta nas categorias de melhor filme, fotografia e atuação.
– A expectativa com certeza é trazer prêmios para casa, mas já é muito importante estar entre os 14 curtas selecionados em todo o Brasil para participar do 40º Festival de Cinema de Gramado. Estamos muito felizes com a seleção – ressalta.