Administração da UFSC e da Udesc vêm desde 2006 obtendo a nota máxima no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), que mostra o quanto alunos absorvem o conhecimento. Os cursos têm coisas em comum, como qualificação de professores e busca de integração entre a sala de aula e o mercado de trabalho, mas também apresentam diferenciais.

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O que elas têm em comum

Professores

Tanto os cursos de Administração da UFSC e da Udesc – este último ministrado pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) – mantêm um conjunto de professores qualificados. Além de lecionarem, boa parte dos docentes vinculados às duas instituições realizam pesquisas, desenvolvem projetos de extensão e prestam consultorias para empresas públicas e privadas.

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A maioria é composta por doutores em Administração ou áreas relacionadas à atividade, mas não se limitam ao campus. Eles buscam estabelecer conexões entre as teorias acadêmicas e a realidade do mercado de trabalho.

Teoria e prática

A associação entre teoria e prática é um ponto em comum entre os cursos da UFSC e da Udesc. Neles os estágios são obrigatórios e os alunos são incentivados, desde o primeiro ano da graduação, a buscar conhecimento e experiência profissional dentro ou fora da universidade.

As duas universidades contam com laboratórios e o conhecimento teórico é utilizado em práticas profissionais e projetos em empreendedorismo. A Udesc conta com um quadro de empresas parceiras que absorvem os alunos do curso que procuram por estágios. Já os estudantes da UFSC têm a alternativa de concluir a graduação montando um plano de negócios que pode se transformar em uma empresa real, sendo que os melhores projetos são premiados todo ano.

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Metodologia

Os métodos de ensino dos cursos de Administração das duas universidades não se limitam às tradicionais aulas expositivas. Palestras, viagens técnicas, semanas acadêmicas, paineis de discussão, simulação empresarial, encontros com especialistas, congressos e demais eventos também integram o repertório educacional.

Os alunos são estimulados a ingressar em projetos de pesquisa e produzir artigos científicos que são enviados a publicações especializadas. As avaliações e atribuições de nota tendem a fugir da velha decoreba. O objetivo com isso é fazer com que os alunos compreendam e articulem conceitos e os relacionem às práticas profissionais.

O que elas têm de diferente

UDESC – Interdisciplina

A Udesc aposta num projeto pedagógico interdisciplinar. Professores de Filosofia, Matemática, Ciências Econômicas e Administração montam equipes e desenvolvem planos de estudos para cada semestre. Ao final do período, os alunos entregam um trabalho articulando os conteúdos ministrados e constróem possíveis cenários de negócios.

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O objetivo é proporcionar maior troca de experiências entre alunos e professores. O programa da Udesc também mantém três conselhos (de empresários, de dirigentes público e de profissionais da economia) que se reúnem mensalmente com diretores do curso de Administração para discutir o andamento do ensino e pesquisa da instituição.

UFSC – Escolhas

O projeto pedagógico do curso de Administração da UFSC foi reestruturado em 2008 e possibilita que cada aluno tenha liberdade maior para buscar as disciplinas e assuntos que interessam a ele. A matriz curricular prevê 3,4 mil horas de aula, sendo 496 delas sob responsabilidade do estudante,que pode utilizar o tempo em disciplinas complementares (optativas), pesquisa, projetos de extensão e de cidadania.

Publicações, participação em eventos, estágios não-obrigatórios, serviços comunitários e outras atividades podem ser revertidas em horas na grade curricular do aluno. Com grau de liberdade maior os alunos assumem responsabilidades, articulam-se e promovem de forma independente eventos e atividades.

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Nota e boicote

A Nota Enade é uma das três que compõem a avaliação dos cursos superiores. As outras qualificações provêm do Conceito Preliminar de Curso (CPC) – combina medidas relativas à qualidade da graduação, como as informações de infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e corpo docente – e os resultados do Indicador da Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD). O IDD tem o propósito de trazer às instituições informações comparativas dos desempenhos de seus estudantes concluintes em relação aos resultados médios obtidos pelos concluintes das demais instituições de perfil semelhante.

Em Santa Catarina, 11 cursos ficaram sem conceito, entre eles o de Jornalismo da UFSC. O resultado é atribuído a boicote de alunos às provas. Para evitar que isso se repita na próxima avaliação, o MEC informou que o aluno precisará ficar pelo menos uma hora antes de deixar o local da prova.