Um curso inédito e gratuito será oferecido em Ibirama, no Alto Vale do Itajaí, para capacitar os moradores diante de catástrofes climáticas. A região, que foi castigada pelas chuvas no ano passado, normalmente conta com a ajuda de voluntários em situações como essas. Por isso a ideia de levar mais conhecimento à comunidade.
Continua depois da publicidade
Inscreva-se e receba notícias pelo WhatsApp do Vale do Itajaí
A iniciativa é da Defesa Civil do município em parceria com a Udesc Alto Vale e o Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama. O “Curso de Voluntários de Defesa Civil” ficará com as inscrições abertas até terça-feira (14) e terá duração de 40 horas.
Na modalidade presencial e a distância, sempre aos sábados, serão ofertados os seguintes módulos de aprendizagem: Proteção e Defesa Civil e o Trabalho Voluntário; Gerenciamento de Riscos e Desastres – Mundo em Alerta; Eventos Geológicos/Movimentações de Massa e o Uso e Ocupação do Solo; Eventos Hidrológicos e o Marco Legal Relacionado; Primeiros Socorros em Resposta a Eventos Adversos; Emergências com Produtos Perigosos e Sistema de Comando em Operações e Radiocomunicação.
— Esta é uma ação inovadora em nossa região. Serão repassadas informações sobre as formas de gerenciamento de uma situação de adversidade natural ou, até mesmo, de um desastre natural. Também, questões técnicas que podem auxiliar os voluntários durante uma crise. Nosso objetivo é estimular nestas pessoas ações de prevenção, como também, de resposta — destacou o coordenador municipal de Defesa Civil de Ibirama, José Eduardo do Rosário.
Continua depois da publicidade
A ideia é ampliar a capacitação também para outros municípios da região, criando frentes de voluntariado para auxiliar outros municípios acometidos por desastres naturais. Os professores serão do corpo docente da Udesc e também técnicos de atuação da área.
— Ter pessoas preparadas para ajudar em momentos de crise é muito importante. O mundo enfrenta cada vez mais eventos de adversidades naturais e precisamos estar preparados para ajudar o próximo — acredita o diretor-geral da Udesc Alto Vale, Marino Eyerkaufer.
Leia mais
Aeronaves abarrotadas de remédio partem de Blumenau em direção ao Rio Grande do Sul