A Prefeitura de Florianópolis, por meio do Instituto de Geração de Oportunidades (Igeof), oferece um curso de formação gratuito de pesca artesanal. A capacitação será feita pela Capitania dos Portos, entidade parceira dessa iniciativa, que também conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizado Rural de Santa Catarina e do Sindicato Rural de Florianópolis e Marinha do Brasil.

Continua depois da publicidade

O objetivo é habilitar os alunos com as competências exigidas para a inscrição de Aquaviário na categoria de pescador profissional. Os interessados na oportunidade devem se dirigir até um dos três locais das instituições parceiras, onde vão preencher uma ficha cadastral e também para receber a listagem de documentos necessários para a inscrição.

Os endereços são:

– Igeof (Rua Deodoro, 2019, Centro, no 4º andar);

– Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Florianópolis (Rua Delminda Silveira, 140, Agronômica);

Continua depois da publicidade

– Colônia de Pesca Z11 (Rua Presidente Coutinho, 69, Centro).

Com a documentação em mãos, a inscrição definitiva deve ser feita na sede da Capitania dos Portos, que fica na Rua Quatorze de Julho, 440, no Estreito, a partir do dia 16 de setembro até 11 de outubro.

Para este ano, serão quatro turmas, com 30 vagas cada. A duração do curso é de 30 dias. Os interessados devem estar atentos aos requisitos exigidos: ser pescador artesanal; ser brasileiro ou naturalizado; ter idade mínima de 18 anos completos até o dia da da inscrição; e ser aprovado no teste de suficiência física, composto por duas provas de natação.

Após a conclusão e formatura do Curso de Pescador Nível 1, o novo aquaviário estará habilitado para exercer a função de tripulante em embarcações de pesca de qualquer porte e tipo de navegação. Não será permitida a inscrição de candidatos que buscam habilitação para conduzir embarcações nas categorias de esporte e recreio.

— Nosso objetivo é contribuir com a profissionalização desse setor que é tão importante para a economia local e que faz parte da nossa cultura: a atividade de pesca — comenta o superintendente do Igeof, Yan Santos.

Continua depois da publicidade

Documentos necessários para inscrição

Para realizar a inscrição, deve ser apresentado fotocópia dos seguintes documentos, acompanhados da via original:

– carteira de Identidade;

– CPF;

– Título de Eleitor;

– documento de quitação com o Serviço Militar para os candidatos homens com até 45 anos de idade;

– comprovante de residência recente de no máximo até dois meses retroativos, que pode ser de água, luz ou telefone. A titularidade pode estar no nome do interessado ou a via original acompanhada de uma declaração de residência.

– documento de Registro Geral da Pesca ou protocolo de solicitação do registro;

– carta/ofício de indicação emitido por uma empresa de pesca ou entidade representativa de pescadores (associação, sindicato, colônia);

Continua depois da publicidade

– atestado médico, que ateste boa saúde física, mental, auditiva e visual;

– ficha de inscrição de participante devidamente preenchida (modelo fornecido pelo SENAR) e foto 5×7 com fundo branco e data.

Serviço

O quê: Curso gratuito de Pescador Profissional Nível 1;

Quando: A partir do dia 16 de setembro até 11 de outubro;

Onde: A pré-inscrição deve ser realizada no Igeof, presencialmente,das 10h às 12h e das 13h às 18h, Rua Deodoro, 2019, Centro, no 4º andar.