Cartilha ajuda a fiscalizar

A “Cartilha de Fiscalização Financeira e Controle: um Manual de Exercício da Cidadania”, recém-lançada pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, pretende facilitar o acesso à informação pelo cidadão indicando, por exemplo, quais são os possíveis sinais de má utilização do dinheiro público, como: o enriquecimento muito rápido de gestores públicos; a queda repentina da qualidade de serviços de saúde, educação ou coleta de lixo; e as licitações públicas vencidas sempre pelas mesmas empresas.

Continua depois da publicidade

A cartilha orienta, ainda, que as irregularidades mais comuns na execução de obras, na compra de materiais e na contratação de serviços são: sobrepreço, superfaturamento, notas emitidas por empresas fantasmas, descumprimento de convênios e licitação dirigida. Finalmente, apresenta modelos de documentos que podem ser usados para formalizar denúncias a diferentes órgãos públicos. A cartilha está disponível na página eletrônica da Comissão, no portal da Câmara – www.camara.leg.br.

Curso, vale transporte e material didático grátis

Continua depois da publicidade

O Projeto Fênix, iniciativa da ONG CDI-SC, está com vagas abertas para mais um curso de Montagem e Manutenção de Computadores, com duração de 30 dias, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. O projeto é patrocinado pela Petrobras e até 2015 pretende capacitar 200 jovens.

Além de ser gratuito, o curso ainda fornece vale transporte, material didático e certificado registrado pela Secretaria da Educação. Os interessados precisam ter entre 16 e 29 anos. As aulas terão início no dia 3 de fevereiro. Mais informações pelo telefone (48) 3322-2020. Não perca essa oportunidade!

O estoque de lombadas já acabou!

Recebo do leitor Fernando Diel o alerta para o perigo em que o calçamento transformou a Rua Flomape – que começa na Avenida Osvaldo José do Amaral (ou das Torres) e termina no muro da Unidade de Cavalaria da PMSC, na Rua José das Graças Simões. Depois de muito tempo vivendo entre a poeira e a lama, a aguardada pavimentação transformou a rua numa pista de corrida, pela imprudência e irresponsabilidade dos motoristas.

Continua depois da publicidade

Vários acidentes já foram registrados – um dos mais graves ocorreu recentemente, quando um veículo dirigido por um menor fez um cavalo de pau e destruiu quase toda a fachada de uma residência. Ao pedirem algum tipo de obstáculo para dificultar o excesso de velocidade, receberam da prefeitura a informação de que o “estoque de lombadas” do município já estava esgotado. Confesso que esse argumento eu nunca ouvi antes. Alguma coisa precisa ser feita para que os moradores voltem a ter um pouco mais de sossego. Com a palavra as autoridades do trânsito de São José.