Começa nesta sexta-feira, em Lages, na Serra catarinense,mais um curso de pilotos de avião. Promovido pelo Centro de Instrução de Avião Civil (Ciac), antigo Aeroclube de Lages, o curso é ministrado há mais de 60 anos. Homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), forma uma turma de 10 a 20 alunos por ano, e é dividido em aulas teóricas e práticas.

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As teóricas ocorrem durante cinco meses, uma vez por semana, num total de 280 horas, e incluem cinco disciplinas: teoria de voo, regulamento de tráfego aéreo, navegação aérea, meteorologia e conhecimentos técnicos de motores. Concluída a parte teórica, o aluno faz uma prova na Anac e um voo de cheque. Aprovado em ambos os testes, ele receberá a licença, chamada Brevet.

Já nas aulas práticas, que podem ser feitas paralelamente às teóricas com aeronaves e três instrutores do próprio Ciac, é exigido um mínimo de 40 horas de voo. A periodicidade depende da meteorologia e da disponibilidade financeira do aluno, já que cada hora tem um custo à parte das aulas teóricas.

O curso de piloto privado, que capacita o aluno a conduzir monomotores em voos visuais e, ainda neste semestre, também em voos por instrumentos, é voltado a pessoas que queiram pilotar aviões para viagens a negócios, para trabalhar no setor agrícola, seguir carreira em empresas aéreas ou apenas por lazer.

A partir deste curso, pode-se realizar outros, como o de piloto privado de aviões multimotor; de piloto comercial, capacitando-o ao comando de grandes aeronaves de linhas aéreas; e o de instrutor de voo. A segurança nas aulas práticas é uma preocupação constante, diz Estanislau Paes, de 53 anos, há 15 como instrutor e um dos três professores do Ciac de Lages.

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– Os acidentes ocorridos em Lages na década de 1990 não têm histórico com o nosso curso, pois a segurança durante as instruções é bastante exigida e tem um profissional específico para este quesito.

Para participar do curso é necessário ter mais de 17 anos, o ensino fundamental completo e o Certificado de Capacidade Física (CCF), providenciado pelo próprio Ciac antes do início das aulas práticas. Também se recomenda aos alunos o conhecimento da língua inglesa, já que em praticamente todas as aeronaves do mundo, até mesmo nas mais simples, quase todos os comandos estão em inglês.

Fique por dentro

– A matrícula custa R$ 50 e a parte teórica, incluído todo o material didático, custa R$ 1,2 mil, com aulas aos sábados, das 14h às 19h, durante cinco meses, num total de 280 horas

– O custo das aulas práticas depende da aeronave utilizada, e pode variar, para os sócios do Ciac, de R$ 200 a R$ 380 a hora de voo. Para os não-sócios, os valores aumentam, e variam de R$ 240 a R$ 450

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– Para integrar o Ciac, o título de sócio custa um salário mínimo (R$ 465) e a mensalidade é de R$ 30. Para ser sócio, não é necessário possuir avião próprio, e os voos são feitos com quatro aeronaves disponibilizadas pelo clube. Os custos dos voos são os mesmos das aulas práticas do curso

– O Ciac, antigo Aeroclube de Lages, foi fundado em 1º de março de 1942. Sem fins lucrativos, a entidade cobra matrícula e mensalidade dos sócios apenas para manutenção de sua estrutura e das aeronaves. Atualmente, 40 pessoas de todo o Estado, dos mais diversos segmentos profissionais, estão associadas

– Informações e inscrições para o curso pelos telefones (49) 3227-0037, 3227-0292, 9966-6414, 9918-8400 e 9982-4259 e no site www.aerolages.com.br.