O campus de Itajaí do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) será o primeiro do Sul do país a oferecer cursos certificados pela Marinha. Já a partir do ano que vem, os alunos que ingressarem no curso técnico em pesca sairão com o registro na Marinha, sem a necessidade de fazer um novo curso para a emissão da carteira.
Continua depois da publicidade
A novidade vai facilitar a vida de quem pretende trabalhar no ramo e, depois de formado no técnico, ainda precisava fazer cursos específicos que levavam de três a seis meses para serem concluídos. Isso se os interessados conseguissem ingresso rápido na capacitação.
Em todo o Brasil, além do IFSC, apenas os Institutos Federais do Rio Grande do Norte e da Paraíba também estão autorizados a disponibilizar essa formação. As aulas ministradas a partir do ano que vem serão específicas de segurança no mar.
O acordo foi assinado no dia 20 de novembro durante a reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
As inscrições para o curso de Pesca abrem em julho do ano que vem e a capacitação fará parte da grade curricular, que prevê formação em um ano e meio. Interessados podem se increver pelo site do IFSC.
Continua depois da publicidade
– A certificação de cursos decorrente da acreditação terá reconhecimento internacional, pois a Marinha do Brasil é a instituição credenciada internacionalmente para formação dos trabalhadores marítimos – explica o diretor-geral do campus Widomar Pereira Carpes Júnior.
Continua depois da publicidade