Estudantes do curso de Design de Moda da Unisul se uniram para colaborar nesse período de quarentena, em que muitos equipamentos de proteção estão escassos. O material para a produção foi doado pela universidade e entregue para as alunas que estão trabalhando de forma voluntária. A meta é confeccionar mil máscaras, que serão feitas e entregues aos poucos.

Continua depois da publicidade

— Entrei em contato com a professora Mary Neuza Clasen, das disciplinas de ateliê e modelagem, e ela logo se prontificou a fazer um tutorial explicando como se confecciona a máscara. As alunas Rebeca Boeing, Beatriz Merino e Júlia Mattioni também aceitaram o desafio, pois nunca tínhamos feito isso antes. Cada uma das alunas está costurando as máscaras em casa. Além das estudantes, as professoras Tatiana Corrêa, Liliane Carvalho. Maria Inês Castinera e kamilla Souza também aderiram ao projeto voluntário. Estou bem feliz com tantas pessoas ajudando, temos inclusive ex-alunas como a Maria Elisabeth Nicodem (Ateliê de Costura Maria Lis’s) e a Aline Izabel Vieira (A Galleria) que aderiram a esta nossa importante e necessária iniciativa — comenta a professora Adriana Canto, coordenadora do curso de Design de Moda da Unisul.

A estudante de Moda, Beatriz Merino, disse que achou a confecção da máscara bem fácil de fazer e que a experiência está sendo gratificante.

— Eu aprendi a fazer a máscara com a professora Mary Clasen, que foi quem desenvolveu o modelagem para a gente confeccionar. Estou gostando muito de fazer este trabalho, gosto de fazer o bem aos outros, ajudar o próximo, fazer tudo o que estiver ao meu alcance — relata Beatriz.

Rebeca Boeing, que também é aluna do curso de moda, conta que resolveu fazer esse trabalho voluntário por achar importante ajudar os outros.

Continua depois da publicidade

— Meus avós estão no grupo de risco e existem várias pessoas trabalhando dia e noite nos hospitais, farmácias e supermercados. É maravilhoso poder saber que estou conseguindo fazer algo. E nesses tempos de quarentena, é muito bom poder me sentir útil. A moda tem uma função social muito grande na nossa sociedade e infelizmente não recebe o reconhecimento que merece. Além de ser uma das indústrias que mais emprega no mundo, principalmente mulheres — ressalta Rebeca.

Quem quiser ajudar pode entrar em contato com a professora Adriana Canto pelo e-mail adriana.canto@unisul.br.

— Temos algumas máquinas portáteis e podemos emprestar para alunos que saibam costurar e não tenham máquina em casa — finaliza a coordenadora. ​

Acesse o canal Juntos Por Santa ​Catarina e veja outras iniciativas como esta. ​​​​​

Continua depois da publicidade