Dados do último Censo de Educação Superior divulgados no segundo semestre de 2018 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) declaram que o curso de Direito é o mais procurado nas instituições de ensino superior no Brasil. De acordo com a pesquisa, do total das matrículas realizadas em 2017, 10,6% foram na graduação em Direito. Diante desse cenário, escolher uma faculdade que ofereça formação de excelência, conectada às crescentes demandas do universo jurídico contemporâneo e que proporcione ao aluno preparo para seguir em qualquer segmento do mercado é fundamental para se destacar em uma área tão concorrida.
Continua depois da publicidade
Com conceito 5 (nota máxima) no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o curso de Direito da Cesusc é considerado o 15º melhor particular do Brasil e o mais bem-conceituado da área na Região Sul do país. Além disso, a graduação é referência pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que concedeu pela segunda vez consecutiva a certificação “OAB Recomenda”. Na última edição, apenas 134 cursos dos mais de 1.200 existentes em todo o país, além do curso da Cesusc, receberam o selo de qualidade. Na época, os cursos de Direito da Faculdade Cesusc e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram os únicos na Grande Florianópolis a terem o certificado.
Para conceder o selo, a OAB seleciona as faculdades com base no índice de aprovação de seus alunos nos exames da Ordem e também no conceito obtido pelas escolas no Enade, do Ministério da Educação (MEC), que avalia o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos ensinados nos cursos.
O Coordenador da Graduação em Direito da Faculdade Cesusc, Rogério Duarte da Silva, ressalta que dois dos quesitos que tornam o curso da Cesusc referência são a diversidade do corpo docente e a estrutura organizacional da grade curricular. “Há uma mescla de profissionais reconhecidos, tanto no meio acadêmico quanto no profissional, e empenho em oferecer uma sólida formação técnica que, aliada aos estudos de caso, promove uma consistente experiência prática. O curso tem cinco semestres de atividade jurídica nas quais o aluno já estuda disciplinas como Direito Penal e Civil desde a primeira fase. Além disso, o Trabalho de Conclusão de Curso é proposto no nono período, para que o estudante possa se preparar para a formatura, o exame da Ordem dos Advogados do Brasil e outros desafios que queira enfrentar”, explica.
Recém-formado pela Cesusc, o advogado Flávio Baião destaca que os estímulos recebidos na faculdade anteciparam sua noção de realidade jurídica. “Encontrei um ambiente que estimulava as atividades forenses do Direito, mas também fui muito bem recompensado quando busquei apoio para o desenvolvimento de pesquisas. Esse acolhimento aconteceu tanto por parte dos professores quanto da Direção. A aproximação com os alunos, por meio de reuniões através do Centro Acadêmico, incluindo órgãos deliberativos da faculdade, também foi muito relevante ao longo do curso”, afirma Flávio.
Continua depois da publicidade
Faculdade cidadã
Um dos pilares do curso de Direito da Cesusc é a associação entre a formação jurídica e de consciência cidadã. “Proporcionar ao estudante a construção técnica, em que se estudam as leis e os mecanismos do sistema judiciário, aliada a uma sensibilidade social para perceber como estas são aplicadas na sociedade brasileira são a missão da Cesusc”, pontua Rogério Duarte da Silva.
Com olhar atento a diversos temas, a graduação incentiva a compreensão da conjuntura social do Brasil e, a partir disso, possibilita aos alunos a participação em ações de conciliação e de soluções de litígios. O exercício dessa atividade é desempenhado, sob supervisão dos professores do curso, no Escritório de Atendimento Jurídico (Esaj) e no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina. “O principal legado que a atuação nesses núcleos proporciona aos estudantes é a promoção da cultura da solução consensual. Isso contribui para mudar a concepção de que resoluções judiciais se dão apenas através de litígio. Remanejar o poder de decisão da mão de um terceiro, no caso um juiz, para as partes interessadas, torna as possibilidades de consenso ainda maiores”, afirma Franciane Borrelli, da Coordenadoria Estadual do Sistema dos Juizados Especiais e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflito.
Olhar para o futuro
Manter a graduação em Direito alinhada às inovações tecnológicas e comportamentais tem sido um desafio para as instituições de ensino. Dentro desse contexto, a Cesusc trabalha para incorporar cada vez mais essas novas tendências à formação jurídica dos alunos. “Vivemos em Santa Catarina, principalmente na Grande Florianópolis, uma realidade digital, tecnológica. Temos um ambiente de startups, de novas percepções sobre questões ambientais, de discussão de liberdade de expressão na internet etc. Esses novos processos mudam a forma como os estudantes se comportam na vida universitária e, também, como vão agir ao longo da carreira profissional. Todas essas inovações, aliadas às mudanças legislativas que vêm ocorrendo rapidamente, trazem à tona uma demanda para que novas disciplinas sejam planejadas e incorporadas à grade. Por isso, trabalhamos no preparo de um novo modelo de ensino ainda mais conectado com a realidade atual, para ampliar a visão que a comunidade jurídica e a sociedade catarinense já têm sobre o curso de Direito da Faculdade Cesusc ser de excelência”, afirma Rogério Duarte da Silva.
Sobre a Faculdade Cesusc
A Faculdade Cesusc tem 19 anos, com sede localizada em Florianópolis, na SC-401, Norte da Ilha, no Bairro Santo Antônio de Lisboa. Uma nova unidade será inaugurada em fevereiro, no Centro, para abrigar turmas de Administração, novos cursos de pós-graduação e um Polo EaD. Atualmente, possui cerca de 2.600 alunos de graduação e pós-graduação. Além disso, tem o conceito 4 (máximo de 5) no Índice Geral de Cursos (IGC) e Conceito Institucional (CI) concedidos também pelo MEC. Oferece os cursos de graduação em Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores, Direito, Gestão Comercial (EaD), Gestão de Recursos Humanos (EaD), Marketing, Pedagogia (EaD), Produção Multimídia e Psicologia, bem como cursos de pós-graduação especialização (lato sensu) nas áreas de Gestão, Tecnologia da Informação, Psicologia e Direito. Ainda oferece uma série de atividades à comunidade acadêmica e ao público externo, por meio de seus Núcleos e Grupos de Estudos e Pesquisas.
Continua depois da publicidade
Em 2017, a Faculdade foi contemplada com o prêmio Top de Marketing e Vendas ADVB SC, na categoria Serviços. Em 2018, foi bronze na categoria Gestão Administrativa e Comunicação do PNGE — Prêmio Nacional de Gestão Acadêmica — e vencedora na categoria Participação Comunitária, na 20ª edição do Prêmio Empresa Cidadã ADVB SC.