Um curso sobre preparo de carnes e churrasco para deficientes visuais reuniu 20 participantes em Joinville. Com a proposta de aumentar a inclusão e lazer deste público, as atividades ensinam a prática utilizando sentidos que não sejam a visão.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A iniciativa partiu do deficiente visual Frank Duarte, de 47 anos, que perdeu mais de 95% da visão há dois anos. O curso foi ministrado pelo assador Maguila, que já participou de diversas atividades sobre churrasco pelo Brasil.
De acordo com Frank, a proposta se fez necessária após ele perceber que os deficientes visuais estavam em casa na maior parte do dia, o que causa solidão e problemas de saúde mental. Com a atividade, é possível promover a sociabilização dos participantes.
— Pode chamar pessoas para a própria casa, conviver num açougue, fazer e comer uma carne gostosa com quem gosta. É extrair o melhor da vida — destaca.
Continua depois da publicidade
No curso é usada uma barra corrida de carne e são ensinadas diferentes formas de assar o alimento, usando métodos como o toque, tempo e temperatura.
— Ensina como chegar aos cortes, os tipos de carne, como medir a qualidade, a hora de temperar, de colocar no fogo. Usando sentidos que não seja a visão — pontua.
O evento contou com a participação e apoio de empresários, podendo contribuir para a entrada de deficientes visuais no mercado.
— Com conhecimento, podem trabalhar na cozinha de empresas e restaurantes, por exemplo — finaliza.
Leia também
O que o ex-jogador e capitão do Penta, Cafu, veio fazer em Joinville
Luxo, viagens e ostentação: o perfil dos presos em esquema de coach de SC
Dupla campeã brasileira pelo JEC volta a se encontrar no comando da Seleção Brasileira Sub-23