Bernadete Paris trabalha há muito tempo com turismo. Aqui no Litoral Norte, já são pelo menos dez anos de atuação, fora o tempo em que ela ficou na Argentina. Mas faltava uma coisa para ela poder trabalhar como guia de turismo – a carteira do Ministério do Turismo.
Continua depois da publicidade
Até a Regata Jacques Vabre, ela e os colegas de turma já terão em mãos o documento e poderão auxiliar os visitantes que chegarão a região. Esta é a primeira turma de Itajaí a fazer o curso oferecido pelo Senac e que regulariza a profissão.
– Atualmente, eu trabalho para uma empresa, mas com a carteirinha terei mais autonomia. E poderei atuar em todo o Estado – comemora Bernadete.
A ideia de fazer o curso surgiu de uma parceria entre a Secretaria de Turismo de Itajaí e o Senac. Nesta semana, os 25 alunos visitaram os principais pontos turísticos da cidade. Na quarta-feira, farão a viagem de encerramento. Eles começam com um city tour por Itajaí, onde cada um falará sobre um ponto turístico. Depois, seguem rumo a Bombinhas, passando pelas praias de Itapema e Porto Belo, retornando no dia seguinte.
– A ideia é que eles conheçam bem os roteiros da nossa região – explica o coordenador do curso, Fernando de Souza.
Continua depois da publicidade
A coordenadora da Secretaria de Turismo de Itajaí, Valdete Costa, explica que existia uma demanda reprimida na cidade, já que nunca houve aqui um curso para formação de guias.
– Os profissionais que vão se formar poderão atuar em toda a região, não apenas em Itajaí – comenta.
Em Balneário Camboriú, outros 25 profissionais também fazem o curso, com o mesmo tempo de duração – 560 horas/aula – mas a capacitação terminará apenas em novembro. A previsão é de que os novos profissionais já tenham o registro na temporada. Entre as disciplinas do curso estão espanhol instrumental para o turismo, recreação, segurança da excursão, história e geografia de Santa Catarina, arte e cultura regional, estudo de roteiros turísticos e comunicação em guiamento.