Além de receber quatro jogos da Copa, Curitiba está em negociações para ser a sede da Espanha nos preparativos finais para o Mundial. No final do mês passado, representantes da Real Federação Espanhola estiveram na capital paranaense e ficaram satisfeitos com a estrutura encontrada no Centro de Treinamentos do Caju, de propriedade do Atlético Paranaense.

Continua depois da publicidade

A imprensa espanhola dá como “praticamente certa” a escolha do local pelo time de Vicente Del Bosque. “Caju, centro esportivo do Atlético Paranaense (Curitiba) será definitivamente o quartel general da Espanha durante o Mundial do Brasil”, escreveu o jornalista espanhol Miguel Angel Lara, do diário Marca, da Espanha, em um rede social na semana passada.

A confirmação oficial, entretanto, deve vir apenas em dezembro, após o sorteio dos grupos pela Fifa. Como diferencial do CT atleticano está a possibilidade de treinar e se hospedar no mesmo espaço – uma reclamação constante durante a Copa das Confederações, quando a comissão técnica não ficou satisfeita com os deslocamentos entre campo e hotel. Essa vantagem já foi utilizada pela Seleção nos preparativos para duas Copas, quando se hospedou no Caju para antes de embarcar para Japão e Coreia, em 2002, e para África do Sul, em 2010.

Além dos espanhóis, outras dez seleções, como México, Irã, França, Japão e Estados Unidos, já vistoriaram as estruturas paranaenses e cogitam a possibilidade de finalizar os trabalhos no Estado.

– Eles analisam principalmente itens referentes à qualidade do gramado e iluminação – explicou o secretário estadual da Copa, Mario Celso Cunha, que tem feito o receptivo a todas as delegações interessadas na estrutura dos campos paranaenses.

Continua depois da publicidade

Junto com o CT do Atlético, outros cinco locais disputam a preferência das 32 seleções que disputarão o Mundial no Brasil. A Vila Capanema, em Curitiba, e os estádios de Cascavel, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu também recebem vistorias e são cotados para abrigar alguma seleção nos preparativos finais para a Copa, que pode variar de 30 a 60 dias antes do início do Mundial.

Os candidatos paranaenses a Centro de Treinamento de Seleções

Vila Capanema

Propriedade: Paraná Clube

Inauguração: 1947

Capacidade: 20.083 lugares

Dimensões do gramado: 110 m x 70 m (tipo Ryegrass)

CT do Caju

Propriedade: Atlético Paranaense

Inauguração: 1999

Estrutura: 220mil m² com 8 campos oficiais, 2 hotéis (180 hóspedes/dia), 2 restaurantes (800 refeições/dia), lavanderia, 2 piscinas térmicas, sala de musculação e estacionamento

Estádio Olímpico Regional Arnaldo Busatto

Cidade: Cascavel

Inauguração: 1982

Capacidade: 28.125 lugares

Dimensões do gramado: 110 m x 75 m

Estádio Willie Davids

Cidade: Maringá

Inauguração: 1982

Capacidade: 21.600 lugares

Dimensões do gramado: 106 m x 78 m

CT da SM Sports

Cidade: Londrina

Estádio José Basso

Cidade: Foz do Iguaçu