O casamento Mickey-Disney é um sucesso, a ponto de ser impossível imaginar a Companhia sem seu simpático “garoto-propaganda”. Ao longo dos anos, o personagem foi ganhando incontáveis companheiros, como Minnie, Donald, Pateta, Pluto e tantos outros igualmente famosos. Os personagens, claro, você conhece – mas será que conhece todas essas curiosidades sobre a Turma do Mickey?

Continua depois da publicidade

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

15 curiosidades sobre a Turma do Mickey

1. Aniversário do Mickey

A data de aniversário de Mickey é oficialmente comemorada pela Disney em 18 de novembro, data em que estreou, em 1928, Steamboat Willie, o primeiro desenho de sucesso protagonizado pelo personagem – Mickey já havia aparecido em Plane Crazy, um curta mudo, mas que acabou passando meio batido na época.

> Nickelodeon assume oficialmente que Bob Esponja é um personagem LGBT

2. O nome do Mickey

Inicialmente, o nome de Mickey seria ‘Mortimer’. A esposa de Walt Disney, Lilian, o convenceu a mudar de nome porque achou ‘Mortimer’ formal demais.

Continua depois da publicidade

3. As orelhas de Mickey

As orelhas de Mickey eram sempre desenhadas para frente
As orelhas de Mickey eram sempre desenhadas para frente (Foto: Divulgação)

Durante muitos anos, as orelhas do Mickey foram desenhadas sempre “de frente” – ou seja, não importava o lado para o qual o personagem estivesse olhando, suas orelhas apareciam de frente para o espectador, mantendo o formato arredondado. O desrespeito à perspectiva era justificado: a Disney achava que, sem suas famosas orelhinhas, Mickey não parecia o Mickey, e acabaria descaracterizado diante do público. Só a partir dos anos 1980, as orelhas do personagem passaram a acompanhar os movimentos da cabeça.

> Betty, a Feia, sucesso colombiano, terá primeira versão com uma protagonista negra

4. O primeiro dublador de Mickey

O próprio Walt Disney foi o primeiro dublador do Mickey e, por incrível que pareça, também da Minnie. O que acabou tirando o posto de Disney como dublador foi o cigarro: fumante inveterado, Disney foi ficando com a voz cada vez mais rouca, e, com o passar dos anos, não conseguia mais alcançar o timbre agudo das vozes dos personagens. E sim, é verdade: Wayne Allwine, que foi o dublador oficial do Mickey até sua morte, em 2009, era casado com Russi Taylor, que dublou Minnie de 1986 até 2019, quando faleceu.

5. Dublador em português

O dublador oficial de Mickey em português, hoje, é Guilherme Briggs, conhecido por trabalhos tanto marcantes, quanto diversos: Briggs dubla também os personagens Freakazoid, Samurai Jack, Superman (no desenho Liga da Justiça), Optimus Prime (de Transformers), Cosmo (de Padrinhos Mágicos) e Buzz (de Toy Story).

> Cantor Luan Santana usa solução digital de SC para lançamento simultâneo de álbum

6. Mickey na calçada da fama

Mickey foi o primeiro personagem de desenho animado a ganhar uma estrela com seu nome na Calçada da Fama, em 1978.

Continua depois da publicidade

Mickey na calçada da fama
Mickey na calçada da fama (Foto: Divulgação)

7. O verdadeiro nome da Minnie

‘Minnie’ não é o verdadeiro nome da Minnie: é um apelido para ‘Minerva’. Esse sim é seu verdadeiro nome. É sério!

8. As inspirações de Minnie em melindrosas

A personalidade de Minnie foi, inicialmente, inspirada nas chamadas flapper girls dos anos 1920 (as “melindrosas”, aqui no Brasil): jovens mais liberais, que usavam saias e cabelos curtos, ouviam jazz e flertavam sem compromisso. Nos primeiros desenhos de Mickey e Minnie, enquanto o protagonista tentava conquistá-la, ela frequentemente assumia o papel de uma artista ou dançarina. Com o passar dos anos, porém, a personalidade de Minnie se tornou mais conservadora e romântica – inclusive, muitas vezes, a personagem virou a “mocinha” a ser salva pelo “herói”. A primeira-dama da Disney manteve, porém, o lado girly e a vaidade, características que já tinha em suas primeiras aparições.

> Empresa de Santa Catarina fecha parceria com a Netflix

9. Pluto

Pluto foi inicialmente criado para ser o cachorro da Minnie e não do Mickey. Sua popularidade foi tanta, porém, que Walt Disney decidiu transformá-lo no cão de estimação do protagonista, para que o personagem tivesse a oportunidade de aparecer em mais produções. Seu design é inspirado no bloodhound, uma raça de cães farejadores.

10. O primeiro nome de Pluto

Assim como Mickey, Pluto também teve seu nome original (no caso, ‘Rover’) alterado pela esposa de Walt Disney, Lilian: Plutão havia sido recém-descoberto na época, e Lilian, que gostou da sonoridade do nome, deu a ideia ao marido, que aceitou.

Continua depois da publicidade

O nome Pluto foi inspirado no ex-planeta Plutão
O nome Pluto foi inspirado no ex-planeta Plutão (Foto: Divulgação)

11. O vilão do Mickey

Sabe o Bafo, oficialmente ‘João Bafo-de-Onça’, o maior vilão das histórias do Mickey? É dele o título de personagem mais antigo da Disney ainda “em atividade”: Bafo surgiu em 1925, em uma produção do estúdio intitulada Alice Solves The Puzzle, e depois interagiu com Oswald, antes de o personagem perder para Mickey o posto de principal protagonista da Disney. Inicialmente apenas um antagonista (Mickey e Bafo competiam pelo amor de Minnie nos primeiros curtas do trio), Bafo foi crescendo no papel de vilão, aparecendo até mesmo como ladrão de bancos, ao lado dos irmãos Metralha, nos desenhos de Donald e Tio Patinhas.

12. A risada de Pateta

A icônica risada de Pateta fez com que ele ganhasse mais espaço nas produções
A icônica risada de Pateta fez com que ele ganhasse mais espaço nas produções (Foto: Divulgação)

Pateta deve tudo à sua icônica risada: o personagem apareceu pela primeira vez em 1932, no curta Mickey’s Revue, com o nome de Dippy Dawg. Em sua primeira aparição, Pateta, na plateia de um show, irrita o resto do público por ser barulhento e ter uma risada escandalosa – e foi essa risada que conquistou Walt Disney, que decidiu dar mais destaque ao personagem em produções posteriores. Desajeitado, mas de bom coração, Pateta acabou se tornando um dos personagens da Disney mais populares e queridos pelo público.

> “Branca de Neve”: história e curiosidades sobre o maior clássico da Disney

13. Outro som de Pateta

Outro som icônico associado ao Pateta é o “Goofy Holler”: originalmente gravado para um desenho do personagem, o grito foi usado incontáveis vezes em desenhos da Disney, geralmente quando um personagem cai de algum lugar ou é jogado no ar.

14. História em quadrinhos no Brasil

A primeira história Disney em quadrinhos oficialmente produzida no Brasil teve Pateta como protagonista: era Pateta Olímpico, em homenagem às Olimpíadas de Munique, de 1932.

Continua depois da publicidade

15. Pato Donald

Criado em 1934, no desenho A Galinha Esperta, Donald é, no Brasil, mais popular que o Mickey. Sua revista, Pato Donald, foi o marco inicial da Editora Abril. Assim como inúmeros outros personagens de Patópolis (Margarida, Tio Patinhas, Capitão Bóing, Huguinho, Zezinho, Luizinho, Vovó Donalda, Peninha, Gastão, Professor Pardal, Maga Patalójika), Donald foi criado pelo cartunista Carl Banks – conhecido na Disney como “O Homem dos Patos”.

> Conheça as funcionalidades e baixe o app do NSC Total