Os catarinenses foram às urnas no último dia 15 para escolher prefeitos, vices e vereadores que vão atuar nas 295 cidades a partir de janeiro em 2021. Em dois municípios, a disputa ainda continua. Blumenau e Joinville estão entre os 57 municípios no país que terão o segundo turno para definir os representantes do Executivo. 

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre as Eleições 2020 em SC

Confira o resultado das Eleições 2020 nas principais cidades de Santa Catarina

No total, foram eleitos 293 prefeitos, 293 vices e 2.890 vereadores. Tem jovem de 18 anos, tem idoso com mais de 80, tem vereador eleito para a 11ª legislatura, tem município em que a chegada da cegonha definiu o novo prefeito, têm cidades onde uma única chapa concorreu à prefeitura e muitos outros fatos que marcaram essas eleições. 

Confira a seguir curiosidades que marcaram a corrida eleitoral em SC até aqui:

Continua depois da publicidade

Ícone
(Foto: Arte NSC total)

Primeiro prefeito eleito

O município de Ponte Alta do Norte, na Serra Catarinense, foi a primeira cidade de Santa Catarina e uma das primeiras do Brasil a totalizar a apuração dos votos. O resultado foi finalizado apenas 21 minutos após o encerramento da votação.

> e-Título tem erro e fica fora do ar durante as eleições

Ari Alves Wolinger, o Ari Bagúio, do PL, obteve 1.089 votos, o que representa 52,28% do total, e venceu o oponente Roberto Molin de Almeida, O Beto, do MDB. O município de 3.414 habitantes já havia sido o primeiro a totalizar a apuração nas eleições municipais de 2016.  

Ícone
(Foto: Arte NSC total)

Disputa empatada

A cidade de Jardinópolis, no Oeste do Estado, teve um empate entre os dois candidatos a prefeito. Ambos receberam 748 votos cada. O critério que definiu o novo chefe do Executivo foi a idade. Apenas dois meses mais velho, Mauro Risso (MDB), levou a disputa diante de Antoninho Bevilacqua (PT). 

Ícone
(Foto: Arte NSC total)

A eleição das reeleições

A disputa em 2020 tem sido marcada pelo êxito dos concorrentes à reeleição em Santa Catarina. Dos 161 candidatos que buscavam se manter no comando das prefeituras, 117 levaram a melhor sobre os concorrentes, 72% do total. Em 2016, o percentual de reeleitos nas prefeituras catarinenses havia sido de 53%. 

Continua depois da publicidade

Ícone
(Foto: Arte NSC total)

Cidades sem disputa

Em dois municípios catarinenses os eleitores tinham uma única candidatura para escolher. Em Barra Bonita, no Oeste do Estado, Agnaldo Deresz (MDB), obteve 1.014 votos (68,44% do total). No Sul do Estado, em Morro Grande, Clelio Daniel Olivo (PP), o Kéio, conquistou 1.658 votos (69,29% do total). 

Ícone
(Foto: Arte NSC total)

Experiência no mandato

O nome dele é Nirdo Artur Luz (PSD), mas todos o conhecem por Pitanta. Ele foi reconduzido mais uma vez ao cargo de vereador em Palhoça, na Grande Florianópolis, com 2.222 votos, o recordista na disputa da cidade. Pitanta vai para a 11º legislatura.

Ícone
(Foto: Arte NSC total)

Questão de idade

Entre os mais de 3 mil prefeitos e vereadores eleitos dia 15 em Santa Catarina e que irão tomar posse em janeiro de 2021, alguns se destacam pelos extremos da idade. Ou jovens que quatro anos atrás sequer estavam aptos a votar, ou idosos que mesmo após décadas na vida pública ainda buscavam a primeira eleição. 

> Segundo turno: Horário eleitoral no rádio e na televisão recomeça na sexta-feira

O mais jovem eleito pelos catarinenses tem 18 anos de idade. Adrian Sganzerla (PP), foi escolhido como vereador em Irani, no Meio Oeste. O mais velho eleito pelos catarinenses têm 86 anos. Paulo Neres (MDB) vai ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores de Itapoá, no Norte do Estado. 

Continua depois da publicidade

Ícone
(Foto: Arte NSC total)

Lixo

Cerca de 1,8 tonelada de lixo foi recolhida perto dos principais pontos de votação após o 1º turno das eleições em Florianópolis. O número é inferior à coleta feita nas duas últimas eleições municipais. Em 2016, foram 2,5 toneladas, e em 2012, 11 toneladas. A limpeza resultou na retirada de 45 sacos de lixo com santinhos e outros materiais de campanha.

Leia também

> Lentidão no TSE atrasa apuração dos votos em SC; entenda o que aconteceu

> Candidato é flagrado ao arremessar santinhos em frente a colégio em São Bento do Sul