Na manhã desta sexta-feira, ocorre a abertura oficial da Cúpula dos Povos, evento que reúne no Aterro do Flamengo cerca de 20 mil pessoas nas tendas de atividades. A reunião é paralela a Rio+20 e existe para debater a justiça social e ambiental. Este ano, a previsão é de que Cúpula tenha o dobro de pessoas que teve na Eco 92.
Continua depois da publicidade
Também hoje inicia o Fórum de Empreendedorismo Social na Nova Economia, no espaço Humanidade2012, no Forte de Copacabana, paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Até o dia 17, uma série de painéis sobre economia verde ocorrerão, com a participação de líderes e empreendedores sociais de todo o mundo, investidores sociais, tomadores de decisão em setores governamentais e empresariais.
Têm presença confirmada a ex-Ministra do Meio Ambiente Marina Silva, o teólogo Leonardo Boff, o filósofo e educador colombiano Bernardo Toro e o economista e autor do polêmico livro “Prosperidade sem Crescimento”, Tim Jackson, entre outros.
De acordo com Suzana Kahn, subsecretária da Economia Verde do Rio de Janeiro, o estado lançou um roteiro de economia verde, atribuindo a todas as secretarias uma série de ações para caminhar rumo a sustentabilidade:
– Ainda não há incentivos para a economia verde, mas a proposta é definir critérios diferenciados para que cada repartição seja um modelo.
Continua depois da publicidade
Projetos como de energia limpa, matriz renovável – como energia eólica – já estão sendo iniciados e difundidos no Brasil.
De acordo com Carlos Alberto dos Santos, diretor técnico do Sebrae, capacitação, tecnologia e comercialização de modelos de negócios serão as principais atividades durante o Fórum. Empresas de todo o país estarão expondo seus produtos e serviços com foco na sustentabilidade.
– Na Rio+20, o empreeendedorismo se faz presente porque é fundamental para o desenvolvimentro de uma economia verde.
Abertura festiva
Na noite de abertura oficial da Rio+20, um show com integrantes de uma das mais tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro e com um grupo de samba foi oferecido como recepção de boas-vindas às autoridades e convidados da Conferência das Nações Unidas. A celebração ocorreu a convite do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota e da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, co-presidentes do Comitê Nacional de Organização da Rio+20. Estiveram presentes cerca de 5.500 pessoas, entre autoridades e convidados.
Continua depois da publicidade