A Cúpula de Líderes, principal evento do G20, inicia nesta segunda-feira (18) e se estende até terça-feira (19), com o encontro das maiores economias mundiais no Rio de Janeiro (RJ). A reunião acontece para os líderes mundiais aprovarem os acordos negociados ao longo do ano, e apontar caminhos para lidar com os desafios globais.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O evento acontece pela primeira vez no Brasil e terá a presença dos 19 países membros (veja abaixo), mais a União Africana e a União Europeia. Entre os confirmados, estão os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da China, Xi Jinping.

À frente do “Grupo dos 20” desde dezembro de 2023, o Brasil tem como principais objetivos da agenda discutir o combate à fome, pobreza e desigualdade, as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental) e a reforma da governança global.

Encontro do G20 vai acontecer no Brasil

Continua depois da publicidade

O que significa G20?

É a abreviação para “Grupo dos Vinte”, um fórum de cooperação internacional, que discute iniciativas para promover melhorias econômicas, políticas e sociais nas nações que fazem parte dele. O grupo negocia acordos ao longo do ano e os assina no último dia da reunião de cúpula.

Quem faz parte do G20?

Fazem parte do grupo 19 países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia, além da União Africana e da União Europeia.

Quem preside o G20?

O G20 conta com presidências rotativas anuais. O Brasil exerce a presidência do G20 de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024.

Leia também

Janja feriu liturgia e “militou” ao xingar Elon Musk

Janja xinga Elon Musk em evento do G20 Social e empresário rebate nas redes

Taxação dos super-ricos pode virar recurso do G20 contra desigualdade e mudanças climáticas