Cinco toneladas e meia de ferro galvanizado e alumínio roubaram a atenção de quem passava pelas imediações da Paróquia Nossa Senhora de Fátima no bairro Itaum, zona Sul de Joinville, na manhã desta terça-feira. A estrutura em forma de cúpula foi içada com o auxílio de dois guindastes para ser colocada no alto da torre da igreja.
Continua depois da publicidade
A operação, que teve início às 7 horas, só foi concluída por volta de 10h30 e contou com o apoio de dez pessoas.
Dois amigos que estavam em um funeral nas proximidades, não resistiram a imagem curiosa e acompanharam a operação de instalação durante boa parte da manhã.
– Muito bonita! É impressionante, para quem nunca viu um guindaste tão alto e de pertinho – disse o aposentado João Jacob de Souza, 59 anos, enquanto assistia à cena, do outro lado da rua, ao lado de Quirino João Moraes, 63 anos.
Continua depois da publicidade
João conta que soube da instalação na missa de domingo.
– Falei para a minha esposa: quero estar lá para ver – lembra.
O coordenador de finanças da paróquia, Ivo Reinaldo Pereira, conta que a cúpula levou dois meses para ficar pronta. Segundo ele, a estrutura foi produzida por uma empresa de Joinville, que prefere não ter o nome divulgado. A produção e instalação da estrutura custaram R$ 150 mil.
– Era um sonho antigo da comunidade – disse Ivo, logo após conferir se a posição da cúpula estava correta, para ela ser fixada com parafusos.
A estrutura vai contar com uma escada interna, que dará acesso a ela e a cruz. A cúpula será recoberta por lâmpadas de led.
Continua depois da publicidade
– À noite, isso vai ficar a coisa mais linda. Vai ser um dos pontos mais bonitos de Joinville – observa Ivo.
O próximo passo na construção da igreja, que existe há cerca de dez anos, mas nunca foi concluída, é a construção de um mosaico de Nossa Senhora de Fátima, padroeira da comunidade, na parede da frente do prédio. Ainda não há previsão para se iniciar o mosaico.