Um festival que divulga a cultura italiana em Jaraguá do Sul. É com essa proposta que começou nesta segunda-feira, e continua até 8 de novembro, a primeira edição do Storie d?Italia – Festival de Cinema Italiano. O evento, inédito, terá cinco semanas de programação, com apresentação de 16 longas-metragens, desde clássicos até produções mais recentes. As exibições acontecem no próprio Círculo Italiano, na Católica de Santa Catarina e no Museu Histórico Emílio da Silva.
Continua depois da publicidade
A diretora artística do festival, a jornalista italiana Laura D?Alessandro, conta que o evento nasceu durante as aulas de italiano do próprio círculo.
– A ideia foi crescendo, surgiu a oportunidade de participar do edital do Fundo Municipal de Cultura e acabamos levando esse projeto para toda a população – relata.
Para Laura, os descendentes de italianos da região e pessoas que pretendem conhecer melhor o país poderão buscar informações neste festival. Além de contar fatos históricos, tradições e pontos turísticos, os filmes também exibem como é a Itália na atualidade, situação muitas vezes desconhecidas pelo público em geral.
– Por meio dos filmes, vamos conseguir mostrar como é a Itália hoje. Muitos dos descendentes não tem ideia de como está o país de seus antepassados – sugere.
Continua depois da publicidade
Na sede do Círculo foi montada uma ambientação especial: o ingresso na sala será marcado por uma fachada de cinema antigo, além da reprodução de um camarim e uma sala do diretor, com objetos e equipamentos de cinema antigos.
Laura destaca que o objetivo do evento é divulgar a história da Itália por meio dos filmes, alguns deles sendo inéditos no Brasil. Entre os clássicos, a coordenadora aponta Roma, Cidade Aberta, de Roberto Rossellini, obra-prima do neorrealismo italiano. Já entre os contemporâneos, um dos destaque é o longa Novo Mundo, de Emanuele Crialese, que conta uma história de emigração italiana.
Cada exibição terá uma apresentação introdutória sobre o período histórico que o filme aborda, além do perfil do diretor e dos atores. A exibição será em italiano, com legendas em português. A classificação dos filmes está na programação.