O cultivo em espaldeira é uma técnica bastante tradicional e que revolucionou a produção de vinhos e que hoje responde por grande parte dos vinhos apreciados no mundo. Essa realidade não difere em Santa Catarina, pois muitas vinícolas do estado utilizam essa metodologia no processo produtivo da bebida.

Continua depois da publicidade

Receba as notícias e os conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp

Saiba tudo sobre vinhos na página especial Nosso Vinho

Vamos embarcar em uma jornada para desvendar os segredos do cultivo em espaldeira e conhecer as características dessa metodologia. Além disso, iremos entender os motivos pelos quais essa técnica é utilizada na produção de vinhos em solo catarinense.

Como funciona o cultivo em espaldeira?

O cultivo em espaldeira se caracteriza pelo fato de utilizar as videiras de maneira vertical e em fileiras paralelas. Desse modo, torna-se possível deixar os cachos expostos ao sol, facilitando o processo de fotossíntese e contribuindo para aumentar o teor de açúcar na fruta. 

Continua depois da publicidade

Por conta dessa característica mencionada anteriormente, essa metodologia de cultivo é bastante utilizada para produzir vinhos, pois confere um caráter levemente adocicado para a bebida.

Por que esse processo é utilizado em Santa Catarina?

O sistema de condução em espaldeira é largamente utilizado no processo de produção dos vinhos em solo catarinense e isso acontece por diferentes motivos. Primeiramente, essa prática proporciona melhor desenvolvimento das videiras, contribuindo para otimizar os resultados das colheitas.

Além disso, esse método apresenta baixo custo de implementação, sendo bastante útil principalmente para pequenos produtores ou para pessoas que estejam iniciando as atividades de produção de vinho.

Essa metodologia também proporciona flexibilidade, pois há a formação de fileiras independentes e essa característica possibilita a ampliação gradativa do vinhedo. Dessa maneira, o produtor poderá ampliar a área produtiva e, consequentemente, a capacidade de produção no momento em que entender mais adequado.

Continua depois da publicidade

Por fim, mas não menos relevante, essa metodologia possibilita a mecanização de podas e colheitas, tornando o processo mais eficiente. 

Diante desses aspectos mencionados, pode-se dizer que o cultivo em espaldeira ajuda a tornar a produção mais eficiente e eficaz, contribuindo para o desenvolvimento de bebidas com boa qualidade.

Leia também

Qual região de Santa Catarina mais consome vinho

Tecnologia aprimora a produção vinícola catarinense