O cultivo de moluscos realizado na Enseada do Brito, Maciambu, Praia do Cedro e Pontal, em Palhoça, foi interditado nesta sexta-feira (01). Uma concentração acima do permitido da ficotoxina Ácido Okadaico foi identificada na região.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
Quando consumida por seres humanos, a substância pode ocasionar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia. Nessas áreas, está proibida a retirada e comercialização de ostras e mexilhões e seus produtos, inclusive nos costões e beira de praia.
A interdição foi anunciada pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, que afirmou que os locais de produção interditados serão liberados após dois resultados consecutivos demonstrando que os moluscos estão aptos para o consumo.
De acordo com a secretaria, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) intensificou as coletas para monitoramento das áreas de produção de moluscos interditadas e arredores. Os resultados dessas análises definirão a liberação ou a manutenção da interdição.
Continua depois da publicidade
Leia também
Dose de reforço para profissionais da Saúde é autorizada pelo governo federal