Os cultivos de moluscos das localidades de Barra e de Laranjeiras, em Balneário Camboriú, que estavam interditados, foram liberados nesta quarta-feira (2), informou a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Com a medida, volta a ser liberada a comercialização e o consumo de ostras, mexilhões, berbigões, vieiras e seus produtos nas duas localidades, inclusive nos costões e na beira de praia.
Conforme a secretaria, a liberação ocorreu após duas análises consecutivas demonstrarem que as concentrações de toxina diarreica nos moluscos da região estão dentro dos limites de segurança para o consumo humano. Foi a presença dessa toxina que havia provocado a interdição.
Interdição parcial
A Secretaria da Agricultura anunciou também a liberação da comercialização e do consumo de ostras das localidades da Costeira do Ribeirão e Freguesia do Ribeirão, em Florianópolis. Nesses locais, permanece a interdição para mexilhões, vieiras e berbigões.
Também segue liberada a comercialização e o consumo de ostras nas localidades de Perequê, Ilha João da Cunha e Araçá, no município de Porto Belo; Zimbros e Canto Grande, em Bombinhas; e Ponta do Papagaio, em Palhoça. Porém, nesses locais, permanece a interdição para mexilhões, vieiras e berbigões.
Continua depois da publicidade